Home Futebol Palmeiras x Santos: você sabe quem mais venceu na história do Clássico da Saudade?

Palmeiras x Santos: você sabe quem mais venceu na história do Clássico da Saudade?

Uma das rivalidades históricas do futebol brasileiro, o Clássico da Saudade já foi disputado 328 vezes; confira quem se dá melhor no retrospecto do confronto

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
PUBLICIDADE

Na tarde do sábado dia 29 de fevereiro deste ano, Santos e Palmeiras mediram forças no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista, o último “Clássico da Saudade” realizado pouco antes da paralisação do futebol no Brasil por conta da pandemia do coronavírus, que já dura mais de dois meses.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

“O jogo mais emocionante que o futebol brasileiro já apresentou”. A frase é do ex-atacante e ídolo santista Pepe e se refere ao duelo entre Santos e Palmeiras pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958. O Peixe vencia pelo placar de 5 x 2 no primeiro tempo, sofreu a virada palmeirense na etapa final e novamente passou a frente nos minutos finais, derrotando o rival por 7 x 6.

Por embates como esse durante o auge do futebol-arte brasileiro nos anos 60, que na maioria das vezes tinha Ademir da Guia de um lado e Pelé do outro, o confronto passou a ser chamado de “Clássico da Saudade”.

PUBLICIDADE

O primeiro jogo entre os dois times aconteceu ainda na era amadora do esporte, um amistoso disputado no Velódromo Paulistano, em São Paulo, no mês de outubro de 1915, e o Santos goleou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) por 7 x 0. O último, realizado no Pacaembu, pelo Paulistão de 2020, terminou com o placar em 0 x 0.

Apesar do empate sem gols, o clássico em fevereiro passado foi bastante movimentado e equilibrado, com domínio de uma equipe em cada tempo. Superior nos 45 minutos iniciais, mas sem poder de fogo suficiente para abrir o marcador, o Santos sofreu pressão na segunda etapa e o Verdão teve um gol corretamente anulado e um pênalti duvidoso não assinalado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza.

O palmeirense Felipe Melo disputa a bola com o santista Yuri Alberto durante o último clássico válido pelo Paulistão 2020 no Pacaembu (Foto: Cesar Greco/ Flickr oficial SE Palmeiras)

O palmeirense Felipe Melo disputa a bola com o santista Yuri Alberto durante o último clássico válido pelo Paulistão 2020 no Pacaembu (Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras)

Retrospecto do Clássico da Saudade

O último confronto no Pacaembu foi o de número 328 na história do clássico entre Palmeiras e Santos e o retrospecto é favorável ao clube alviverde, que possui 137 vitórias contra 105 triunfos dos santistas, mais 86 duelos que terminaram com igualdade no placar. O time da capital já anotou 557 gols e sofreu 471, com saldo positivo de 86 tentos.

De acordo com o histórico das partidas contabilizadas pelo Campeonato Paulista, a vantagem do Palmeiras se mantém, com 93 vitórias e 54 derrotas, além de 45 empates. Pelo Brasileirão, o retrospecto se inverte e o Santos se sobressai: são 28 partidas vencidas pelos alvinegros diante de 19 triunfos alviverdes, mais 25 empates em 72 enfrentamentos.

PUBLICIDADE

A Vila Belmiro já foi palco de 109 clássicos entre os dois clubes e o Santos também se mostra superior atuando em seus domínios, com 47 vitórias, 43 derrotas e 19 empates, porém perde no saldo de gols: foram 173 gols marcados em seu centenário estádio diante de 178 sofridos.

Inaugurado em 2014, já foram realizados oito jogos no Allianz Parque, sendo cinco vitórias dos donos da casa, dois empates e apenas um triunfo santista. Já no Pacaembu, o Alvinegro Praiano apresenta vantagem com 30 vitórias, 27 derrotas e 26 empates em 83 partidas, mais 138 gols a favor e 133 contra.

Somados somente os 61 clássicos disputados neste século, em todos os estádios e por todas as competições, o histórico é equilibrado, mas o Santos possui ligeira superioridade com 23 vitórias contra 22 dos palmeirenses e 16 empates, embora tenha balançado as redes quatro vezes a menos: 81 x 85.

LEIA MAIS

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Palmeiras?

Você lembra de todos os gols do Santos na temporada?

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Santos?

Luxa diz que a carreira está muito mais próxima de terminar e sonha com grande título pelo Palmeiras: “Aí posso me aposentar”