Home Futebol Há 41 anos, Santos era campeão paulista com a primeira geração de Meninos da Vila

Há 41 anos, Santos era campeão paulista com a primeira geração de Meninos da Vila

Os Meninos da Vila, com Pita, Nilton Batata e Juary, conquistaram o título de 1978 em decisão com três jogos diante do São Paulo

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Há exatamente 41 anos, na noite de quinta-feira dia 28 de junho de 1979, o jovem time do Santos, liderado por Pita, Nilton Batata e Juary, conquistava o 14º título do Campeonato Paulista da história do clube, diante de mais de 80 mil torcedores no estádio do Morumbi, depois de disputar um torneio com 56 partidas, três turnos, semifinal e decisão em três jogos contra o rival São Paulo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Relembre grandes assistências do Santos ao longo dos anos, em lances protagonizados por Paulo Henrique Ganso, Soteldo, Robinho e Preto Casagrande

 

Em razão da Copa do Mundo na Argentina, o Campeonato Paulista de 1978 começou em agosto e só terminou quase um ano depois, um dos mais longos da história da competição. O Peixe foi o campeão somando 26 vitórias, 16 empates e 14 derrotas, com 77 gols marcados e 47 sofridos, o que lhe conferiu um saldo positivo de 30 tentos.

PUBLICIDADE

A decisão foi disputada em três partidas no Morumbi diante do São Paulo, que havia sido campeão brasileiro na temporada anterior. A primeira, em 20 de junho, foi vencida pelo frenético “futebol discoteca” do Santos, de virada por 2 x 1, com gols de Juary e Pita, enquanto Serginho Chulapa anotou para o Tricolor.

As duas equipes voltaram a campo em 24 de junho e empataram em 1 x 1, com gols de Célio a favor do Peixe e de Zé Sérgio para os donos da casa. O resultado forçou a realização de um terceiro e decisivo confronto, que aconteceu quatro dias depois, há 41 anos.

Sem poder contar com nomes importantes como Clodoaldo, Aílton Lira e João Paulo, o técnico Chico Formiga escalou o Santos na grande final com Flávio, Nelsinho Baptista, Antônio Carlos, Neto e Gilberto Sorriso; Zé Carlos, Toninho Vieira e Pita; Nilton Batata, Juary e Claudinho.

O "Menino da Vila" Juary foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 1978 com 29 gols (Foto: Divulgação/ Site oficial Santos FC)

O “Menino da Vila” Juary foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 1978 com 29 gols (Foto: Divulgação/ Santos FC)

Após ser derrotado pelo São Paulo no tempo normal por 2 x 0, que balançou as redes com Zé Sérgio e Neca, veio a prorrogação de 30 minutos que terminou com igualdade no marcador em 0 x 0, dando o título aos santistas que, de acordo com o regulamento, tinham a vantagem do empate pelo maior número de gols marcados no terceiro turno (21).

PUBLICIDADE

A conquista consagrou a primeira geração de Meninos da Vila, expressão criada pelo então técnico Formiga, um dos grandes responsáveis pelo sucesso daquela equipe, ao mesclar atletas jovens e experientes e promover vários jogadores das categorias de base do clube.

“Sou mineiro de Araxá e lá na minha terra temos o vício de chamar os garotos de meninos. Assim, quando me perguntavam do time, eu respondia que os meninos estavam bem”, explicou certa vez o comandante, que faleceu em maio de 2012 aos 81 anos.

Depois de ganhar os holofotes em 1978, a segunda geração de Meninos da Vila surgiu mais de duas décadas adiante com Robinho, Diego e companhia na histórica conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, que encerrou um jejum de 18 anos sem títulos do Alvinegro Praiano. A terceira geração, liderada por Neymar, André e Paulo Henrique Ganso, faturou os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil em 2010 e da Copa Libertadores da América em 2011.

LEIA MAIS

O “novo normal”: jogadores do Santos recebem kits e orientações online sobre nutrição

Você sabe tudo sobre a épica semifinal do Brasileirão de 1995? Faça o teste!

De Serginho Chulapa a Alberto: reveja cinco gols de bicicleta que marcaram a história do Santos

Ponte Preta finaliza testes para Covid-19 e mais dois são colocados em quarentena