Home Futebol Domènéc Torrent x Jorge Jesus: comparativo entre os estilos dos técnicos

Domènéc Torrent x Jorge Jesus: comparativo entre os estilos dos técnicos

Após saída de Jorge Jesus, tudo indica que o espanhol Domènéc Torrent deve assumir o comando do Flamengo

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

O Flamengo está muito próximo de anunciar a contratação do técnico Domènéc Torrent. Entretanto, o treinador espanhol é pouco conhecido pelo público brasileiro, mesmo ele sendo auxiliar técnico de Guardiola por um bom tempo e ter feito um bom trabalho no New York City.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJidkVIWTlEUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Por outro lado, o estilo de jogo de Domènéc Torrent é muito próximo ao de Jorge Jesus, mas é claro que cada um tem suas particularidades. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre os estilos de cada treinador. Confira:

PUBLICIDADE

Semelhanças

Domènéc Torrent “sofreu” forte influência do estilo de jogo do Barcelona, que foi implantado por Johan Cruyff e “aperfeiçoado por Pep Guardiola. Dessa forma, Torrent é adepto do jogo de posição, assim como Jorge Jesus.

Além disso, os seus times apresentam trocas de passes muito rápidas e aproximação entre os jogadores afim de envolver os adversários. Outra ponto que pode ser observado no estilo dos dois técnicos, é que eles costuma utilizar muito os espaços vazios e pressionam a saída de bola do adversário. Isso tudo sem mencionar o quanto os seus times são ofensivos.

Diferenças

Enquanto Jorge Jesus prefere uma troca de de passes mais vertical e gosta de muita movimentação em campo, Domènéc Torrent prefere que os seus jogadores procurem estar sempre muito bem posicionados e ocupando espaços para conseguir receber a bola em perfeitas condições de jogos. Entretanto, isso não quer dizer que com o treinador espanhol, os jogadores vá ficar muito fixos em campo.

De qualquer forma, apesar das diferenças, a filosofia de jogo muito ofensiva de Domènéc Torrent é mais do que capaz de aprimorar qualquer time de futebol. Além disso, também devemos levar em conta que ele conviveu com Guardiola por dez ano, ganhando vários títulos. Portanto, não há dúvidas de que ele entende bem os conceitos do esporte.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Campeonato Mineiro: Atlético-MG e Cruzeiro jogam nesta quarta; veja rodada completa

Como foi o trabalho de Domènéc Torrent no New York City?

Quais são os times que disputam a Supercopa da Inglaterra em 2020?

PUBLICIDADE

Entenda a situação de Gustavo Gómez no Palmeiras