Home Esportes Olímpicos O que acontece se os Jogos Olímpicos não forem realizados em 2021?

O que acontece se os Jogos Olímpicos não forem realizados em 2021?

Olimpíadas ainda segue com cenário de indefinição faltando exatamente um ano para sua realização

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus impactou a sociedade como um todo. Em termos esportivos, os Jogos Olímpicos de Tóquio não ficaram de fora da necessidade de uma readequação de calendário. Com o mundo inteiro afetado, não restou outra alternativa ao COI (Comitê Olímpico Internacional) a não ser adiar a competição para o próximo ano. No novo cronograma definido, o principal evento esportivo terá início no dia 23 de julho e será concluído no dia 8 de agosto. Entretanto, o cenário ainda é de alerta.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A realização das Olimpíadas depende diretamente de uma diminuição significativa dos números da pandemia pelo mundo, fato que só deve ser possível após o registro e aplicação de vacina na população. Pouco tempo depois de oficializar o adiamento dos Jogos, o Comitê Organizador de Tóquio revelou que todos os esforços para sediar o evento podem ser descartados se a pandemia não estiver controlada.

– Nesse caso (de não serem realizadas em 2021), as Olimpíadas serão descartadas. Adiamos as Olimpíadas para o ano que vem, depois de termos vencido a batalha (contra o coronavírus). As Olimpíadas serão muito mais valiosas do que qualquer outra Olimpíada do passado se conseguirmos prosseguir com ela depois de vencer essa batalha. Temos de acreditar nisso. Caso contrário, nosso trabalho duro e esforço não serão recompensados – disse Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio, em entrevista ao diário japonês Nikkan Sports.

PUBLICIDADE

Diante disso, surge a possibilidade dos Jogos serem cancelados por conta da pandemia. Embora adotem uma postura conservadora, essa possibilidade é real, principalmente após o surgimento de uma “nova onda” da Covid-19 em alguns países. Com isso, a competição não sofreria um novo adiamento, e sim seria “descartada”.

A cidade de Tóquio é tida como um dos epicentros de casos do coronavírus no país. A realização de um evento como as Olimpíadas, que envolve competidores, torcedores, jornalistas de todos os cantos do mundo, exige um cenário totalmente controlado na luta contra a pandemia.

PESQUISA

Em uma pesquisa recente promovida pela Japan News Network, 77% dos entrevistados apontaram que os Jogos não deveriam ser realizados no próximo ano.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: