Home Futebol Maior vencedor de títulos no Santos após a “Era Pelé”, Léo comemora 45 anos

Maior vencedor de títulos no Santos após a “Era Pelé”, Léo comemora 45 anos

Ídolo da torcida, o “Guerreiro da Vila” se consagrou vestindo a camisa 3 do Santos em 456 partidas e oito títulos conquistados

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Leonardo Lourenço Bastos nasceu no dia 6 de julho de 1975 na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. “Guerreiro da Vila”, como é chamado pelos torcedores, chegou à Vila Belmiro em 2000 e se tornou o jogador com mais títulos conquistados no Santos depois da “Era Pelé”.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Confira quatro gols inesquecíveis do Santos em finais de competições: relembre lances protagonizados por Serginho Chulapa, Léo, Moraes e Neymar

 

O ex-lateral começou a carreira nas categorias de base do Americano, time de sua cidade natal, e chegou ao elenco profissional em 1995, se transferindo dois anos depois para o União São João, clube de Araras, no interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

Após uma rápida passagem pelo Palmeiras em 1999, mas sem entrar em campo nenhuma vez, chegou ao Santos na temporada seguinte para atuar em 456 partidas (o décimo jogador que mais vestiu a camisa alvinegra na história do clube) e conquistar oito troféus entre 2002 e 2012.

Léo participou da segunda e terceira geração de Meninos da Vila. Ao lado de Robinho e Diego, ganhou o Campeonato Brasileiro de 2002, que encerrou um jejum de 18 anos sem títulos do clube, e marcou o terceiro gol da vitória santista por 3 x 2 na final diante do rival Corinthians, no estádio do Morumbi.

Dois anos adiante, foi o jogador que mais atuou na campanha do título do Brasileirão de 2004, ao disputar 43 jogos, e eleito pela terceira vez o melhor lateral-esquerdo da competição, recebendo a “Bola de Prata” da revista “Placar”. Já na segunda passagem pelo Peixe, sagrou-se campeão da Copa Libertadores de 2011 junto com Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Léo é o décimo jogador que mais vezes vestiu a camisa do Santos (Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC)

Léo é o décimo jogador que mais vezes vestiu a camisa do Santos (Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC)

Confira abaixo os oito títulos conquistados por Léo vestindo a camisa do Santos:

PUBLICIDADE

Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004
Copa do Brasil de 2010
Campeonato Paulista de 2010, 2011 e 2012
Copa Libertadores da América de 2011
Recopa Sul-Americana de 2012

O ex-jogador também se destacou no Benfica, de Portugal, onde atuou entre 2005 e 2009 e recebeu o prêmio de melhor lateral do futebol português em três temporadas. Léo também jogou oito partidas pela seleção brasileira e integrou o elenco campeão da Copa das Confederações de 2005.

O “Guerreiro da Vila” se despediu dos gramados em outubro de 2016, na partida festiva entre Santos e Benfica (POR) em comemoração ao centenário da Vila Belmiro. O amistoso terminou empatado em 1 x 1 e Léo participou atuando meio tempo para cada equipe.

LEIA MAIS

Santos é o primeiro clube brasileiro a apoiar plataforma global no combate ao coronavírus

De Serginho Chulapa a Alberto: reveja cinco gols de bicicleta que marcaram a história do Santos

Você lembra de todos os gols do Santos na temporada?

Você sabe tudo sobre o tricampeonato do Santos na Libertadores? Faça o teste!