Home Esportes Olímpicos Tóquio 2021: o que os atletas pensam sobre a realização dos Jogos Olímpicos

Tóquio 2021: o que os atletas pensam sobre a realização dos Jogos Olímpicos

Um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e muita incerteza sobre a realização da competição ainda segue no ar

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A situação dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 ainda divide muitas opiniões sobre a realização no próximo ano. Enquanto o Comitê Olímpico Internacional trabalha por uma solução, os atletas buscam se manter em forma para ter o melhor desempenho no caso da competição ser confirmada em julho do ano que vem.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ3eW42SmVaaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O adiamento, por sinal, foi muito bem vindo para a maioria dos atletas brasileiros. Como muitos realizam treinamentos no Brasil, a situação no país estaria impraticável devido ao período de quarentena imposta em todos os estados do país. Além disso, os principais nomes do esporte nacional enxergavam o adiamento como fundamental para evitar um desnível entre atletas internacionais e os nomes do Time Brasil.

PUBLICIDADE

“A decisão do COI em adiar os Jogos Olímpicos para 2021 é a decisão correta. E eu que participei de seis Jogos Olímpicos sei que a Olimpíada é a maior celebração da humanidade. É uma grande festa. É o momento em que os atletas estão em seu auge. Mostram o máximo do seu talento uns contra os outros. Infelizmente, o mundo está vivendo um momento muito triste e eu acho que a prioridade hoje é a saúde. Considerando a saúde dos atletas, de todos que estão envolvidos na organização da Olimpíada, a possibilidade de se preparar de uma maneira igualitária, já que em alguns países se pode treinar e em outros não, e considerando outras implicações, como processos seletivos para a Olimpíada, eu acredito que o caminho do adiamento é o correto. Vamos agora torcer para que no segundo semestre deste ano a gente consiga superar esse problema e entrar em 2021 com uma perspectiva de realizar grandes Jogos Olímpicos. Eu tenho certeza de que Tóquio vai estar mais motivada do que nunca para entregar grandes Jogos Olímpicos e, aí sim, a gente celebrar esse grande momento”, afirmou o velejador Roberto Scheidt.

Outro que comemorou o adiamento de Jogos Olímpicos foi o surfista Gabriel Medina. Indo para a sua primeira edição, o atleta afirmou que a decisão foi a melhor possível e relembrou sobre as chances iguais que todos terão com a nova data da competição.

“Acordei com essa notícia e acredito que foi uma decisão correta por parte do COI e os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A saúde e o bem-estar da população mundial é a maior prioridade do momento. Sigo focado com meus objetivos. E assim que tudo isso passar e a vida voltar ao normal quero retomar minha rotina de treinos como milhares de atletas também. E depois de tudo isso o legal é que todos terão chances iguais para se preparar até a remarcação dos Jogos. Espero que todo mundo esteja bem e seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Fiquem em casa e vamos esperar isso tudo passar”, disse o surfista.

A decisão de adiar os Jogos Olímpicos foi unânime entre os principais atletas brasileiros. Mesmo que a idade possa ser um fator para muitos, os atletas entendem que a disparidade entre a situação dos países e o nível de preparação de cada pessoa seria completamente diferente e poderia causar diferenças na hora das provas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Tóquio 2021: o que as autoridades de saúde pensam sobre a realização das Olimpíadas

Ameaçado? Entenda a opinião do COI e do Japão sobre Tóquio 2021

PUBLICIDADE

O que acontece se os Jogos Olímpicos não forem realizados em 2021?