Home Futebol Deu certo! 5 jogadores brasileiros que mudaram de posição na Europa

Deu certo! 5 jogadores brasileiros que mudaram de posição na Europa

Atletas deram certo e nunca mais voltaram para a posição de origem

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Vários jogadores brasileiros acabam se encontrando de vez na carreira após passagem pela Europa. É comum que por lá ocupem outra função no gramado e brilhem como nunca pensaram antes de deixarem o Brasil.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ4bG5jOVB5VSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Veja 5 jogadores que mudaram de posição na Europa – e nunca mais voltaram para a função de origem:

Mancini
O jogador saiu do Atlético-MG como lateral-direito e se transformou em um meia-atacante de qualidade no futebol italiano, onde fez sucesso na Roma e passou pela Inter de Milão. Retornou ao Brasil no fim da carreira e nunca mais foi defensor.

Michel Bastos
Lateral-esquerdo no Figueirense e no Athletico Paranaense, foi para a Europa e se transformou em um que brilhou com a camisa do Lyon. Chegou à Seleção Brasileira, mas Dunga cometeu a falha de escalá-lo na lateral, posição em que nunca mais atuou. Voltou ao Brasil para vestir a camisa 7 do São Paulo e agradou.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI2dldkSlRZVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Zé Roberto
Lateral-esquerdo na Portuguesa vice-campeã brasileira de 1996, se transformou em um dos mais polivalentes meio-campistas da Europa no início dos anos 2000. Brilhou na função com as camisas de Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Foi titular da Seleção – como segundo volante – na Copa de 2006. Até voltou a ser lateral com a camisa do Palmeiras, mas já nos últimos anos da carreira.

Junior
Lateral-esquerdo titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982 e ídolo do Flamengo, Junior foi para a Europa aos 30 anos para defender o Torino e se tornou um meio-campista de qualidade no clube italiano. Retorno ao Brasil para defender o Flamengo já próximo aos 40 anos e, já como meia, deu um Brasileirão ao clube, em 1992.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJkMU85TjhJTyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Gilberto
Lateral-esquerdo no Vasco, chegou à Europa em 2004 para atuar no Hertha Berlin e brilhou no clube, mas como um meia-armador. Foi mais um a ser levado à Copa do Mundo por Dunga como lateral, mas que já não fazia a função há anos. Nunca mais voltou ser defensor.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Rei da grande área? Há 22 anos, Romário marcava golaço da intermediária e mostrava que era craque em qualquer lugar