Home Futebol São Paulo e Grêmio têm longo histórico de jogadores que atuaram nos dois clubes

São Paulo e Grêmio têm longo histórico de jogadores que atuaram nos dois clubes

Luciano e Everton são os novos reforços de São Paulo e Grêmio, respectivamente

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Mário Sérgio Pontes de Paiva, antes de mais nada, teve passagem importante tanto no São Paulo como no Grêmio. O ex-meia da Seleção Brasileira é o maior exemplo da relação histórica entre as duas diretorias. É um caso pouco comum de transferências bem-sucedidas entre os clubes. Afinal, não foi sempre que os dois lados acertou em uma transferência.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Neste início de século XXI, vários jogadores passaram nos gramados do Morumbi e do Olímpico. Nesse ínterim, Fábio Santos, Lúcio,  Souza, Hugo, Luizão, Amoroso, Leandro, Kleber Gladiador, Borges, Grafite, Diego Tardelli e Willian José, entre outros, usaram as cores dos dois clubes. Além disso, não podemos esquecer de Bruno Cortês, Maicon e Diego Souza.

Recentemente, Everton e Luciano trocaram um clube pelo outro. Os dois estavam em baixa no São Paulo e Grêmio, respectivamente. Agora, eles tentam oxigenar as carreiras apostando no trabalho dos técnicos Renato Portaluppi e Fernando Diniz. À primeira vista, a dupla estava escanteada, com se diz na gíria do futebol, pelos clubes. Ou seja, eram considerados moedas de troca.

PUBLICIDADE

Em levantamento feito, o Torcedores.com relembra alguns jogadores que deixaram saudades (ou não) entre são-paulinos e gremistas. Afinal, a negociação que levou Everton para Porto Alegre e Luciano para São Paulo só aumenta ainda mais essa lista. Confira!

Márcio Aguiar

São Paulo: 2002 – 2003

Jogos: 2

Grêmio: 2004 – 2005

PUBLICIDADE

Jogos: 33

Revelado pelo São Paulo, Márcio foi mais um jogador que surgiu com o rótulo de ‘novo’ Rogério Ceni. Ele, porém, nunca teve chance de se firmar no Soberano. Afinal, o Mito nunca deu brecha para o surgimento de outro arqueiro no clube. Posteriormente, o jogador foi contratado pelo Grêmio. Márcio, nesse ínterim, venceu a Série B do Campeonato Brasileiro de 2005.

Léo Moura

São Paulo: 2003

Jogos: 40

PUBLICIDADE

Gols: 1

Grêmio: 2017 – 2019

Jogos: 99

Gols: 4

PUBLICIDADE

Ídolo no Flamengo, o lateral-direito teve breve passagem pelo Morumbi. Apesar das boas atuações, ele não deixou saudades no Morumbi. Afinal ele não marcou seu nome na história do São Paulo com um título. Léo Moura, porém, teve boa passagem pelo Grêmio. O defensor, inclusive, conquistou a Copa Libertadores da América de 2017. Posteriormente, Léo é jogador do Botafogo (PB).

Rodrigo

São Paulo: 2004 a 2005 e 2008 a 2009

Jogos: 111

Gols: 10

PUBLICIDADE

Grêmio: 2010

Jogos: 28

Gols: 3

Pelo São Paulo, o polêmico zagueiro nunca conseguiu um espaço de destaque no elenco. Ele, porém, integrou o elenco do Soberano na do Campeonato Brasileiro de 2008. Já pelo Grêmio, o defensor levantou a taça do Campeonato Gaúcho de 2010. Rodrigo, porém, não deixou saudades entre os torcedores são-paulinos e gremistas.

PUBLICIDADE

Rhodolfo

São Paulo: 2011 a 2013

Jogos: 137

Gols: 11

Grêmio: 106

PUBLICIDADE

Gols: 3

Campeão da Copa Libertadores da América pelo Flamengo em 2019, Rhodolfo teve bom começo no São Paulo. Mas o zagueiro caiu de rendimento até perder a a titularidade para o pentacampeão Lúcio. Afinal, o becão ‘acusou o golpe’ após o tricolor paulista se recusar a negociá-lo com a Juventus. Posteriormente, ele foi emprestado ao Grêmio onde chegou a ser considerado um dos melhores defensores do futebol brasileiro.

Jadílson

São Paulo: 2007

Jogos: 29

PUBLICIDADE

Gols: 2

Grêmio: 2009

Jogos: 25

Gols: nenhum

PUBLICIDADE

Cria da base do Goiás, o lateral-esquerdo se destacava pela velocidade, precisão nos cruzamentos e iniciativa de partir para cima dos adversários. Jadílson, porém, conseguiu a façanha de desagradar as duas torcidas. Além disso, o defensor teve algumas lesões musculares importantes durante sua trajetória nos dois clubes. Ele, inclusive, deixou o São Paulo e o Grêmio sem ser notado.

Dinho

São Paulo: 1992 a 1993

Jogos: 114

Gols: 12

PUBLICIDADE

Grêmio: 1995 a 1997

Jogos: 149

Gols: 25

Edi Wilson José dos Santos, o Dinho, é considerado um dos maiores ídolos da história de São Paulo e Grêmio. Ao todo, ele conquistou 11 títulos no período que defendeu os dois clubes. Volante de muita raça e pegada em campo, tem no currículo dois títulos do Mundial de Clubes e três da Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Carlos Miguel

São Paulo: 1998 a 2001

Jogos: 187

Gols: 18

Grêmio: 1992 a 1997 e 2003

PUBLICIDADE

Jogos: 327

Gols: 52

Foi um dos símbolos do Grêmio na conquista da Copa Libertadores da América de 1995. Além disso, o meia-esquerda venceu mais oito taças pelo tricolor gaúcho. É, portanto, um dos grandes nomes da história do Tricolor Gaúcho. Já pelo São Paulo, Carlos Miguel somou ao seu currículo os títulos do Campeonato Paulista e do Torneio Rio-São Paulo.

Palhinha

São Paulo: 1992 a 1995

PUBLICIDADE

Jogos: 232

Gols: 71

Grêmio: 1996

Jogos: 25

PUBLICIDADE

Gols: 3

Jorge Ferreira da Silva, o Palhinha, marcou época no São Paulo. Ele, inclusive, era a ‘cabeça pensante’ do time multicampeão de Telê Santana. Nove dos dez títulos conquistados pelo tricolor paulista foram de competições internacionais. É, portanto, um dos maiores nomes da história do Soberano. Posteriormente, o meia-atacante defendeu o Grêmio. O jogador, nesse ínterim, venceu a Copa do Brasil de 1996.

Rodrigo Fabri

São Paulo: 2006

Jogos: 10

PUBLICIDADE

Gols: nenhum

Grêmio: 2001 – 2003

Jogos: 71

Gols: 26

PUBLICIDADE

Revelado pela Portuguesa (SP), Rodrigo Fabri surgiu como possível dono da camisa 10 da Seleção Brasileira. O meia-atacante, porém, pouco jogou pelo São Paulo. Ele, nesse ínterim, integrou o elenco do Soberano na conquista do Brasileirão de 2006. Pelo Grêmio, o jogador teve passagem destacada. Mas não conseguiu conquistar títulos na passagem pelo futebol gaúcho.

Caio Ribeiro

São Paulo: 1994 a 1995

Jogos: 86

Gols: 32

PUBLICIDADE

Grêmio: 2003

Jogos: 39

Gols: 8

Atual comentarista do Grupo Globo, Caio Ribeiro viveu o auge da carreira no Flamengo. Revelado pelo São Paulo, o jogador era considerado o ‘queridinho’ dos são-paulinos. Mas o atacante não teve sua saída lamentada quando foi negociado com o Napoli, da Itália. Posteriormente, ele atuou pelo Grêmio onde também não deixou boas recordações.

PUBLICIDADE

Diego Tardelli

São Paulo: 2003 a 2005 e 2007

Jogos: 140

Gols: 39

Grêmio: 2019

PUBLICIDADE

Jogos: 47

Gols: 7

À primeira vista, o temperamento explosivo atrapalhou sua carreira no São Paulo. Por isso, o atacante não conseguiu ter um papel de protagonista do Soberano na conquista do Brasileirão de 2007. Em 2019, Diego Tardelli foi uma das maiores contratações do Grêmio nos últimos anos. Ele, porém, deixou o clube pela porta dos fundos apesar de ter vencido o Campeonato Gaúcho.

LEIA MAIS: