Home Futebol ‘Selección rojo-negro’? Relembre 11 jogadores sul-americanos que jogaram no Flamengo

‘Selección rojo-negro’? Relembre 11 jogadores sul-americanos que jogaram no Flamengo

Maurício Isla é o 88º jogador estrangeiro a vestir a camisa do Flamengo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Em 125 anos de história, o Flamengo contou com uma legião de estrangeiros. À primeira vista, a lista conta com jogadores lendários como Agustín Valido, Carlos Volante, Dejan Petkovic, Francisco Reyes, Modesto Bría e Narciso Doval.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Por outro lado, existem jogadores que não deixaram saudades entre os flamenguistas. Afinal, Claudio Borghi, Cristian Borja, Fernando Uribe, Lucas Mugni, Marlos Moreno e Pablo Armero são atletas que causam arrepios nos torcedores.

Em levantamento feito, o Torcedores.com relembra os principais (ou não) jogadores sul-americanos do Flamengo. Afinal, o lateral-direito Maurício Isla chega ao clube para aumentar ainda mais essa lista. Ele, inclusive, é o 88º jogador estrangeiro a vestir a camisa rubro-negra. Confira!

PUBLICIDADE

Ubaldo Fillol

Posição: Goleiro

País: Argentina

Jogos: 65

Revelado pelo Racing, da Argentina, Fillol atuou pelo Flamengo de 1984 a 1985. Ele, inclusive, é considerado um dos maiores goleiros da história do clube. O argentino não conquistou títulos pelo clube. Mas o arqueiro é lembrado com carinho pelo torcedor rubro-negro.

PUBLICIDADE

Wagner Rivera

Posição: Lateral-direito

País: Equador

Jogos: 13

Gols: nenhum

PUBLICIDADE

Foi contratado pelo Flamengo em 1996. Ele chegou à Gávea sendo chamado de ‘novo’ Arce pelo então presidente Kléber Leite. O equatoriano, porém, não conseguiu repetir o sucesso ídolo do Grêmio no futebol brasileiro. Posteriormente, o lateral foi dispensado pela diretoria rubro-negra.

Frickson Erazo

Posição: Zagueiro

País: Equador

Jogos: 7

PUBLICIDADE

Gols: nenhum

Foi um dos principais reforços do Flamengo para a disputa da Copa Libertadores da América de 2014. ‘El elegante’, como é chamado pela imprensa equatoriana, não deixou saudades no torcedor. Erazo, porém, acumulou falhas, atuações atrapalhadas e muitas vaias. Logo após deixar o clube, ele atuou por Grêmio, Atlético-MG e Vasco.

Carlos Gamarra

Posição: Zagueiro

País: Paraguai

PUBLICIDADE

Jogos: 30

Gols: 1

Eleito o melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1998, Gamarra atuou por duas temporadas pelo Flamengo. Ele, nesse ínterim, conquistou uma Copa dos Campeões e dois Cariocas. O paraguaio, no entanto, teve a passagem abreviada pela Gávea após a ISL, empresa de marketing esportivo, abandonar o clube. O paraguaio, porém, ainda habita os sonhos dos torcedores rubro-negros até hoje.

Miguel Trauco

Posição: Lateral-esquerdo

PUBLICIDADE

País: Peru

Jogos: 75

Gols: 4

À primeira vista, ele foi contratado após passagem destacada pelo Universitário. O peruano, inclusive, foi contratado como solução para a lateral-esquerda do Flamengo. Ele atuou pelo clube de 2017 a 2019. Trauco, porém, não conseguiu corresponder às expectativas da torcida. Em 2019, o jogador foi negociado com o Saint-Étienne, da França.

PUBLICIDADE

Gustavo Cuéllar

Posição: Volante

País: Colômbia

Jogos: 167

Gols: 2

PUBLICIDADE

Revelado pelo Deportivo Cali, Cuéllar foi contratado pelo Flamengo em 2016. O volante, porém, teve saída conturbada do clube. Em 2019, o gringo foi negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, após entrar em rota de colisão com a diretoria. De acordo com dirigentes rubro-negros, o colombiano não concordava ganhar menos que as principais estrelas do elenco.

Cláudio Maldonado

Posição: Volante

País: Chile

Jogos: 74

PUBLICIDADE

Gols: 1

Foi um dos principais jogadores do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Além disso, o volante venceu o Campeonato Carioca de 2011. Ele, nesse ínterim, conquistou duas vezes o Campeonato Carioca. O chileno, inclusive, é considerado um dos maiores estrangeiros da história do clube. Anteriormente, Maldonado teve passagens vitoriosas por São Paulo, Cruzeiro e Santos.

Horacio Peralta

Posição: Meia

País: Uruguaio

PUBLICIDADE

Jogos: 12

Gols: 3

Foi contratado com status de estrela internacional em 2006. Peralta, porém, foi um fiasco no Flamengo. A passagem dele pela Gávea ficou marcada por causa de uma série de problemas extra-campo. Afinal, o uruguaio foi flagrado pelo jornal ‘Extra’ curtindo a ‘night carioca’ onde estava bebendo, fumando e ingerindo alimentos gordurosos. Naquele ano, porém, o uruguaio venceu a Copa do Brasil.

César Ramírez

Posição: Atacante

PUBLICIDADE

País: Paraguai

Jogos: 24

Gols: 7

‘El Tigre’, como é chamado pela imprensa paraguaia, defendeu o Flamengo de 2005 a 2006. No primeiro ano no clube, ele ajudou o time a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, o paraguaio venceu o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil. O atacante, porém, deixou o clube após entrar em rota de colisão com o técnico Ney Franco.

PUBLICIDADE

Marcelo Moreno

Posição: Atacante

País: Bolívia

Jogos: 20

Gols: 4

PUBLICIDADE

À primeira vista, o boliviano com nacionalidade brasileira foi a primeira grande contratação da gestão Eduardo Bandeira de Mello. Em 2013, ele integrou o elenco que venceu a Copa do Brasil de 2013. O atacante, porém, não correspondeu às expectativas. Dessa forma, o clube não exerceu o direito de compra e o devolveu ao Shakthar Donestk, da Ucrânia.

Paolo Guerrero

Posição: Atacante

Jogos: 118

Gols: 43

PUBLICIDADE

Autor do gol que deu ao Corinthians o título do Mundial de Clubes de 2012, Guerrero foi a maior contratação da gestão Eduardo Bandeira de Mello. O camisa 9 chegou com status de craque e artilheiro. Ele, porém, deixou o clube pela porta dos fundos. Após ser suspenso por doping, a diretoria rubro-negra decidiu não chegou a um acordo para renovar seu contrato.

LEIA MAIS: