Home Futebol Corinthians surpreende e mostra uma variação tática que pode ser importante para a temporada

Corinthians surpreende e mostra uma variação tática que pode ser importante para a temporada

Com Jô suspenso e Boselli lesionado, Dyego Coelho escalou um Corinthians bem diferente do que vimos nas últimas rodadas

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta última quarta-feira (16), o Corinthians encerrou uma sequência negativa de três jogos (um empate e duas derrotas), ao vencer o Bahia na Neo Química Arena. Com poucos treinos e com vários desfalques, Dyego Coelho começou o jogo com novidades, tanto em relação aos nomes como na formação escolhida.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJTSFhjeDRCeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

PUBLICIDADE

Em mais uma Análise Tática do Torcedores, abordamos as principais novidades que foram vistas em campo na vitória do Timão.

Mudança na formação inicial

Coelho escalou um time no 4-4-2, alternando para um 4-2-4 com a posse de bola. Com os retornos de Fagner e Danilo Avelar, o treinador interino escalou a defesa considerada titular. No meio de campo tivemos as entradas de Roni e Xavier ao lado de Araos e Otero, deixando nomes como Cantillo, Ramiro, Éderson e Camacho no banco de reservas.

No ataque, Mateus Vital e Everaldo, que já era considerado “carta fora do baralho”, começaram como titulares.

PUBLICIDADE

Movimentação constante do ataque do Corinthians

Sem um homem de área, o time deixou de apostar na “casquinha” ou cruzamentos para a área. Para compensar isso, foi possível ver a movimentação dos jogadores. Como é possível ver no desenho tático, Xavier voltava para jogar como um terceiro zagueiro. Já os demais tinham liberdade em campo. Os dois pontas cortavam para “pisar na área” enquanto os dois laterais tinham espaço para subir.

Mas o maior destaque fica para os três jogadores que atuaram no meio. Bem trabalhada, a falta de um centroavante é compensada por um espaço que os meias têm para chegar na área ou mesmo finalizar de fora da área. O venezuelano Otero foi o maior beneficiado com este esquema. Com ótima finalização e rapidez, o meia ficou livre para rodar pelo campo e foi novamente o jogador mais perigoso do time.

O segundo gol exemplifica bem isso. É possível ver a movimentação dos atletas, em lance que começa com uma tabela entre Otero x Vital e virada de jogo do venezuelano.

PUBLICIDADE

Jogadas ensaiadas

Já foi possível notar que o time tinha algumas jogadas que foram trabalhadas por Dyego Coelho com o elenco atual. Na partida contra o Bahia o destaque foram lances de escanteio.

O primeiro gol mostra isso. Ao invés de cruzar na área, Fagner lança a bola para Otero, que mesmo desequilibrado (e contando com a sorte), chutou sem marcação para abrir o placar.

Já no segundo tempo, Otero cobrou escanteio pela esquerda. Ramiro desviou e o quarto gol só não acontece por falha na finalização de Gil, com o goleiro Douglas já sem reação no lance.

Análise final

Apesar de todos os problemas neste começo de campeonato, é fato que existe potencial nesse time do Corinthians. Com os gols marcados na vitória contra o Bahia, o Timão hoje tem o melhor ataque da competição, ao lado do Internacional (15 gols).

PUBLICIDADE

Por outro lado, também é possível entender porque o time só chegou a sua 3ª vitória no Campeonato Brasileiro. Em 10 partidas disputadas, a defesa levou 16 gols. Com isso, o clube hoje tem a 2ª pior defesa da competição, ao lado do Red Bull Bragantino. A zaga mais vazada hoje é do Bahia, com 18 gols.

Mais informações do Corinthians

A vitória alivia o clima de crise e permitirá que Dyego Coelho tenha tempo para treinar o time em busca de mais um vitória no Brasileirão. Existe a dúvida se o clube irá pedir efeito suspensivo para poder escalar o atacante Jô. Por outro lado, o treinador interino poderá ter os retornos de Luan e Boselli, que se recuperam de problemas musculares.

Dessa forma ele poderá ter calma para decidir se mantém o time titular ou se opta por mudanças para o duelo contra o Sport no próximo dia 23.

LEIA MAIS:

Xô crise! Com garotada inspirada, Corinthians vence o Bahia pelo Brasileirão

PUBLICIDADE

Coelho agradece grupo por respaldo aos jovens da base e adota cautela em relação a ser efetivado como treinador