Home Futebol Lucas Paquetá: Saiba por onde andam os jogadores da ‘Geração 96/97’ do Flamengo, que venceram a Copa São Paulo de 2016

Lucas Paquetá: Saiba por onde andam os jogadores da ‘Geração 96/97’ do Flamengo, que venceram a Copa São Paulo de 2016

Revelado pelo Flamengo, Lucas Paquetá custou 20 milhões de euros (R$ 131 milhões) aos cofres do Lyon

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Grandes craques e grandes decepções. Assim foi a ‘Geração 96/97’ – número referente ao ano de nascimento dos jogadores – do Flamengo, uma das mais vitoriosas do clube nas divisões de base. Por outro lado, é também considerada um dos maiores fiascos nos profissionais.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O grupo rubro-negro conquistou títulos expressivos, entre 2016 e 2017, mas a maioria deles não conseguiu repetir o sucesso na equipe principal. Liderados por Lucas Paquetá, grande nome daquele elenco, os jogadores iniciaram sua trajetória no mirim do Flamengo.

Eles, inclusive, não pararam de empilhar taças nas categorias subsequentes. Thiago, Léo Duarte, Ronaldo e Matheus Sávio eram considerados jogadores com futuro promissor. À primeira vista, eram vistos como grandes reforços para o elenco principal.

PUBLICIDADE

Agora, em 2020, estes atletas que um dia foram chamadas de joias rubro-negras não se tornaram ídolos no Flamengo. Muito pelo contrário. Poucos jogadores foram negociados por cifras milionárias, outros viraram moeda de troca, enquanto outros não deixaram saudades.

Saiba por onde andam os principais jogadores daquela geração. Afinal, Lucas Paquetá, que trocou recentemente o Milan pelo Lyon, é considerado uma das maiores estrelas daquela safra. Confira o levantamento feito pelo Torcedores.com!

GOLEIROS

Gabriel Batista: Foi reserva do Flamengo na conquista da Copinha de 2016. De lá para cá, assumiu a condição de terceiro reserva no time principal. É, portanto, suplente de Diego Alves e César. Integrou o elenco nas conquistas da Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca. É um dos poucos jogadores daquela geração que ainda seguem vinculados ao clube.

Thiago: Dono da camisa 1 da ‘Geração 96/97’, Thiago foi promovido ao elenco profissional em 2015. Ele, porém, só estreou dois anos depois após Alex Muralha perder a condição de titular devido a sucessivas falhas na Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. No entanto, o goleiro não suportou a pressão e voltou para o banco de reservas. Aos 24 anos, o arqueiro atualmente é o jogador do Estoril de Portugal.

PUBLICIDADE

LATERAIS

Klebinho: Polivalente, atuava nas duas laterais mas subiu para ocupar a lateral direita. Ele, porém, não conseguiu convencer nenhum treinador que passou pelo Flamengo entre 2017 e 2019. Ao todo, Klebinho disputou 12 partidas com a camisa rubro-negra. Sem espaço no elenco após a contratação de Rafinha, ele posteriormente foi negociado com o Tóquio Verdy, do Japão.

Michael Rangel: Surgiu na base como esperança para a lateral esquerda do Flamengo. Apesar de ter acumulado diversas convocações para as seleções de base do Brasil, ele não conseguiu vingar no elenco principal rubro-negro. Ele, nesse ínterim, viu Renê e Miguel Trauco ganharem rodagem no time. Atualmente, a diretoria tenta negociá-lo. Seu contrato, inclusive, termina em dezembro de 2021. 

Thiago Ennes: Considerado o ‘novo’ Leonardo Moura, o lateral não teve chances no profissional.  Com isso, Thiago Ennes acabou sendo emprestado em sequência para o Cuiabá e Náutico. Após o Flamengo não demonstrar interesse em mantê-lo no elenco, o defensor ficou livre no mercado. Em 2019, o jogador vem atuando pelo Confiança (SE), que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

ZAGUEIROS

Dener Machado: Revelado pelo Figueirense (SC), o zagueiro chegou no Flamengo por intermédio do empresário Eduardo Uram. Apesar de ter sido titular na conquista as Copinha de 2016, Dener nunca conseguiu espaço para atuar no elenco principal. Após o fim do seu vínculo com o rubro-negro, o defensor foi devolvido ao clube catarinense.

PUBLICIDADE

Léo Duarte: Um dos mais promissores dessa geração, também foi titular por um bom tempo nos profissionais. Ao todo, ele disputou 92 partidas e marcou dois gols. Léo Duarte, nesse ínterim, desbancou os experientes Rhodolfo para formar dupla de zaga com Réver. Posteriormente, o defensor foi vendido para o Milan, da Itália.

VOLANTES

Arthur Bonaldo: Foi contratado através da parceira com o Desportivo Brasil (SP). O clube empresa, que é administrado pela Traffic, o emprestou para atuar no time Sub-20 do Flamengo. Apesar de ter se destacado no time que venceu a Copinha, Bonaldo foi dispensado antes de chegar no elenco principal. Atualmente é jogador do Internacional de Madrid, que disputa a quarta divisão da Espanha.

Matheus Trindade: Passou pelas divisões de base do Fluminense e do Audax Rio antes de se transferir para o Flamengo. Apesar de se destacar nos treinos, ele não conseguiu uma oportunidade para atuar no profissional. Dessa forma, Trindade foi emprestado em sequência para o Ceará, Osasco Audax e Atlético Goianiense. Recentemente, o volante foi contratado para reforçar o Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro. 

Ronaldo: Foi o maestro do meio de campo do Flamengo nos juniores, mas nunca conseguiu conquistar a confiança dos treinadores que passaram pelo clube. Posteriormente, Ronaldo foi emprestado ao Atlético Goianiense e Bahia para adquirir experiência. O volante, que também atua na lateral direita, saiu do clube sem deixar saudades.

PUBLICIDADE

MEIAS

Matheus Sávio: Revelado pelo Desportivo Brasil (SP), o meia-atacante fez parte do ’pacotão’ que levou Léo Duarte e Matheus Trindade para o Flamengo. Camisa 10 daquela geração, o jogador foi promovido ao profissional em 2015. Ele, porém, nunca jamais conseguiu satisfazer a exigente torcida rubro-negra. Em janeiro, Matheus Sávio teve os direitos econômicos adquiridos pelo Kashiwa Reysol, do Japão.

Lucas Paquetá: O grande craque daquela geração, foi promovido aos profissionais do Flamengo por Muricy Ramalho. Ele, porém, só despontou sob o comando de Reinaldo Rueda em 2017. No ano seguinte, o jogador foi negociado com o Milan. No entanto, Lucas Paquetá não correspondeu às expectativas. Dessa forma, foi vendido para o Lyon onde espera-se que recupere o futebol que o levou até a Seleção Brasileira.

Patrick Valverde: Teve passagem destacada pelas divisões de base do Flamengo. Porém, ele acabou deixando o clube após não chegar a um acordo para a renovação de seu contrato. Posteriormente, o meia se transferiu para o Santos. No começo desta temporada, Patrick foi contratado para reforçar o Red Bull Bragantino na Série A do Campeonato Brasileiro.

ATACANTES

Alan Cairus: Cria das divisões de base do Volta Redonda, o atacante foi contratado para reforçar o Flamengo na Copinha de 2016. À primeira vista, ele tinha Felipe Vizeu como seu reserva. Porém, perdeu a condição de titular ainda na fase de grupos do torneio. Dessa forma, a diretoria optou em não adquirir os direitos econômicos junto a equipe da Cidade do Aço. Atualmente, Alan Cairus é jogador do Kasimpasa, da Turquia. 

PUBLICIDADE

Cafu: Otacílio Brito Alves, o Cafú, ganhou este apelido devido a velocidade e habilidade que eram marcas registradas do lateral que conquistou para o Brasil a Copa do Mundo de 2002. O ‘ponteiro’, porém, não teve grandes chances para se firmar no elenco principal. Após deixar o Flamengo, ele passou pelo Ceará, Botafogo de Ribeirão Preto e São Bento. Atualmente, é jogador da Portuguesa da Ilha, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.

Felipe Vizeu: Revelado pelo América Mineiro, Felipe Vizeu é um legítimo camisa 9. Era inevitável as comparações dos torcedores com outros centroavantes que passaram pelo clube como Gaúcho e Souza. Ele foi fundamental na conquista da Copinha de 2016. Posteriormente, ele foi negociado com a Udinese, da Itália. Posteriormente, foi emprestado ao Grêmio onde não deixou saudades. Recentemente, Vizeu rescindiu seu contrato com o Akhmat Grozny, da Rússia.

LEIA MAIS: