Home Extracampo CBF deve se responsabilizar com custos de jogadores lesionados na Seleção

CBF deve se responsabilizar com custos de jogadores lesionados na Seleção

Mantuan, do Corinthians, se lesionou gravemente com a Seleção sub-20

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O meia Gustavo Mantuan, do Corinthians, rompeu os ligamentos do joelho durante um amistoso da Seleção sub-20 contra o próprio Corinthians sub-23 e ficará fora de combate de seus a oito meses, voltando a jogar apenas na temporada que vem do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

A lesão do jogador com a Seleção levantou um debate sobre quem deveria arcar com os custos do atleta no período da recuperação, e o blog Lei em Campo, do UOL, assinado pelo jornalista Andrei Kampff, publicou nesta sexta (30) entrevistas com especialistas que explicaram o assunto e apontaram a responsabilidade da CBF.

“Não se trata de acidente de trabalho cuja responsabilidade é do clube empregador, pois a contusão ocorreu quando o atleta estava a serviço da Seleção”, disse Theotonio Chermont, advogado trabalhista e esportivo.

PUBLICIDADE

“E se tem que indenizar os encargos, me parece lógico que preste toda assessoria ao atleta. Não é razoável devolver o jogador lesionado ou repassar os custos do tratamento ao clube.”

Com base no artigo 41 da Lei Pelé, é possível identificar a responsabilidade da CBF no caso de Mantuan e de vários outros atletas. Nele, fica claro que a entidade deve arcar com os custos ou ao menos com os salários durante o período de recuperação, isso se não houver outro acordo prévio entre Seleção e clube.

“O fato do Corinthians Sub-23 estar do outro lado do confronto não tira a responsabilidade da CBF em relação ao jogador”, esclareceu Gustavo Lopes, advogado desportivo, ao Lei em Campo.

Fato é que Mantuan passará por sua terceira cirurgia de ligamentos cruzados em três anos. O atleta vinha sendo titular do Corinthians e se destacou na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, marcando seu primeiro gol como profissional.

PUBLICIDADE

Leia mais:
CEO do Magnus revela projeção ambiciosa do clube e cita ex-dirigente do Palmeiras para explicar desejo de chegar ao futebol