Home Futebol Cicinho critica implantação do “sistema europeu” em território nacional: “Futebol brasileiro entrou em decadência”

Cicinho critica implantação do “sistema europeu” em território nacional: “Futebol brasileiro entrou em decadência”

Ex-lateral acredita que é importante manter o estilo do futebol brasileiro

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

Em entrevista ao programa “Aqui com Benja”, Cicinho criticou a tentativa de mudar o futebol brasileiro. Dessa forma, em sua visão, os jogadores estão sendo convertidos em “robôs” para que cumpram obrigações táticas inspiradas no modelo europeu. Portanto, ele acredita que esta tentativa está causando danos que estão sendo refletidos em território nacional.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJlRVFFNXFuYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

“Por que que falam que o futebol brasileiro está em decadência? Colocaram isso na cabeça dos treinadores brasileiros. Se eu sou pentacampeão e tenho o melhor futebol do mundo, ir lá fora e pegar coisas do Guardiola e implantar aqui: louvável. Agora ir lá fora e implantar o sistema europeu no Brasil… O futebol brasileiro entrou em decadência”

PUBLICIDADE

“Depois que começaram os nossos jogadores em robôs, acabou o futebol brasileiro. Antes, os caras chegavam na seleção brasileira e tinha liberdade. Por quê o Renato Gaúcho é top? Ele tem a mentalidade dele agregando com aquilo que é bom”, declarou ao canal “Fox Sports”.

RECUSA DE RONALDO

Além disso, Cicinho contou um caso curioso que aconteceu em seus tempos de seleção brasileira. Antes de uma partida contra a Venezuela, Ronaldo se recusou a ver um vídeo do time adversário. Isso porque na visão do Fenômeno não existia a possibilidade de uma derrota acontecer,

“Nós fizemos um jogo em Belém do Pará, acho que foi em 2005. Acabou o jantar e o Parreira disse que iria passar o vídeo da Venezuela e o Ronaldo disse que não ia. O Parreira perguntou por quê? O Ronaldo disse: ‘Tá de brincadeira? Vou olhar pra quem? o Rondón que é o melhor jogador dos caras? Se eu perder pra Venezuela, eu paro’. Não teve vídeo. No outro dia foi três dele e um do Roberto Carlos de falta. É menosprezar? Não é. É saber da qualidade que tem e colocar em prática“, contou.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE