Home Extracampo CBF fortalece ideia de criar “especialistas” no VAR e reduz árbitros FIFA na cabine no Brasileirão

CBF fortalece ideia de criar “especialistas” no VAR e reduz árbitros FIFA na cabine no Brasileirão

Principais árbitros brasileiros tem sido escalados no campo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Os árbitros brasileiros que carregam o distintivo da FIFA tem sido escolhidos para apitarem os jogos do Brasileirão mais vezes no gramado e menos no VAR.

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

Dos dez árbitros FIFA disponíveis para apitarem o Brasileirão, apenas seis foram para o VAR, contra oito de dez na edição do ano passado, conforme publicou o blog do Marcel Rizzo, do UOL.

A ideia da CBF vem desde o ano passado e parece clara: manter seus árbitros FIFA como comandantes de campo e criar árbitros especialistas no vídeo, para que cada vez mais se fortaleça o uso do equipamento nas competições.

PUBLICIDADE

Nos primeiros 184 jogos do Brasileirão, segundo informações publicadas por Rizzo, em apenas 13 os árbitros FIFA estiveram como VAR. Dos 13 jogos, cinco foram comandados por Rafael Traci, que se tornou representante da FIFA recentemente e já vinha sendo trabalhado para ser um dos especialistas no vídeo.

Os dois árbitros com mais comandos do VAR no Brasileirão são Igor Junio Benevenuto e José Claudio Rocha Filho, ambos com 14 jogos no torneio. Além deles, outros nomes tem formado uma “equipe” de vídeo, o que agrada a CBF.

São considerados da equipe do VAR no Brasileirão os árbitros Rodrigo Guarizo do Amaral, Márcio Henrique de Gois, Elmo Alves Resende Cunha, Pathrice Wallace Correa Maia, Wagner Reway, e Rodrigo Dalonso Ferreira, todos com dez jogos ou mais trabalhando nas cabines das partidas da competição.

Dos dez árbitros FIFA, os quatro que não foram para o VAR e seguem como os principais de campo são Bruno Arleu de Araújo, Flavio Rodrigues de Souza, Raphael Claus e Wagner do Nascimento Magalhães.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Brasileirão: 1º turno tem “campeão” com menos pontos da história dos pontos corridos

Mancini admite saída de outros jogadores do Corinthians após afastamento de Sidcley