Home Futebol Alexandre Guimarães, campeão ano passado com o America de Cali, é o novo técnico do Atlético Nacional

Alexandre Guimarães, campeão ano passado com o America de Cali, é o novo técnico do Atlético Nacional

Recentemente, Alexandre Guimarães foi sondado para comandar o Botafogo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Pensando na próxima temporada, o Atlético Nacional tem novo treinador: Alexandre Guimarães foi anunciado nesta segunda-feira, 30, como o substituto de Juan Carlos Osorio, demitido no começo de novembro. O brasileiro naturalizado costarriquenho, de 61 anos, assinou contrato até dezembro de 2021.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O experiente treinador assume o time em crise após o Atlético Nacional ser eliminado nas quartas de final do Campeonato Colombiano. Alexandre Guimarães estava no America de Cali, onde conduziu os ‘Red Devils’ ao título da competição após 11 na fila. Ele chega com a missão de conduzir o clube a uma grande conquista no próximo ano.

Ao anunciar seu novo reforço, o Atlético Nacional ressaltou o currículo vitorioso de Guimarães. Ele chega com vasta experiência internacional. À beira do gramado, ele tem passagens por clubes como Mumbai City (IND), Tianjin Teda (CHN), Saprissa (CRC), Al Dharfa (EAU), Al Wasl (EAU), Dorados (MEX), Deportivo Irapuato (MEX), entre outros.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, ele conquistou a Copa Centroamericana (2003 e 2005), a Liga dos Campeões da Ásia (2010), o Campeonato Colombiano (2019) e o Campeonato Guatemalteco (1998/1999). Além disso, comandou o Panamá e da Costa Rica nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, respectivamente. Como jogador, defendeu a Costa Rica Mundial da Itália em 1990.

Alexandre Guimarães disse ‘não’ ao Botafogo

Após demitir Paulo Autuori, o presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, foi ao mercado internacional em busca de um treinador para o restante da temporada. O dirigente, nesse ínterim, convidou Alexandre Guimarães para assumir a equipe alvinegra. Porém, o treinador não se sentiu atraído pelo projeto do clube.

Além de Guimarães, o clube sondou o paraguaio Francisco Arce, do Cerro Porteño e o argentino Daniel Garnero, do Olímpia. No entanto, os dois declinaram ao convite alvinegro. Posteriormente, o Botafogo acertou a contratação de Ramón Díaz. Mas o experiente treinador foi demitido sem sequer comandar o time em uma partida oficial.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: