Home Extracampo Por obsessão, Reinaldo Rueda encaminha acerto para comandar a Colômbia até 2022

Por obsessão, Reinaldo Rueda encaminha acerto para comandar a Colômbia até 2022

Reinaldo Rueda já aceitou proposta e negocia saída da seleção chilena para assinar contrato até julho de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Colômbia está perto de ter um novo treinador. De acordo com o site “Antena 2, a Federação Colombiana de Futebol (FCF) encaminhou acerto com Reinaldo Rueda, técnico que comanda a seleção chilena. O técnico já aceitou a proposta e negocia a saída da equipe do Chile.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

A negociação ainda não está fechada, mas a FCF tem confiança de que vai poder anunciar oficialmente o novo comandante. Para isso, falta a liberação da Federação de Futebol do Chile (FFC), com quem Reinaldo Rueda irá se reunir para negociar a multa rescisória.

O acordo prevê multa de US$ 2,2 milhões (R$ 11,2 milhões, pela cotação atual) pelo descumprimento do contrato. Ainda segundo a publicação, a entidade não irá dificultar a saída do treinador, mas não abre mão de receber uma compensação financeira.

PUBLICIDADE

Por outro lado, há a obsessão de Reinaldo Rueda para voltar a comandar a Colômbia. Afinal, o ele quer se redimir com seu país do fracasso nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, quando fracassou na tentativa de classificar a seleção para o torneio disputado na Alemanha.

De acordo com a imprensa colombiana, o técnico está disposto a fazer concessões para facilitar o acordo. Com o aval, Reinado Rueda irá assinar contrato até julho de 2022 Além do comandante, a comissão técnica será reforçada pelo auxiliar Bernardo Redín e do preparador físico Carlos Eduardo Velasco.

A carreira de Reinaldo Rueda

Aos 63 anos, Reinaldo Navia Rueda assumiu o comando a seleção chilena em 2018. Nesse ínterim, ele comandou a equipe ‘roja’ em 27 partidas. Ao todo, foram nove, sete empates e 10 derrotas. Além disso, levou o time a terceira colocação na Copa América de 2019. Além do Chile, o treinador acumula passagens pelas seleções da Colômbia, Honduras e Equador.

O trabalho mais bem-sucedido de Rueda foi no Atlético Nacional entre 2014 e 2017. Nesse ínterim, venceu a Recopa Sul-Americana (2017), a Copa Libertadores da América (2016), a Supercopa da Colômbia (2016), o Campeonato Colombiano (2015 e 2017), além da Copa da Colômbia (2016).

PUBLICIDADE

Posteriormente, Reinaldo teve a sua primeira experiência comandando uma equipe fora do futebol colombiano. O treinador foi contratado pelo Flamengo em 2017. Com Rueda no comando, o time chegou as finais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No entanto, viu os rivais Cruzeiro e Independiente ficarem com os canecos.

LEIA MAIS: