Home Futebol Champions com ‘pontos corridos’? UEFA prepara mudança radical na Liga, diz jornal

Champions com ‘pontos corridos’? UEFA prepara mudança radical na Liga, diz jornal

Nova Liga dos Campeões pode ter 36 times, divisão em ‘níveis’ e mais jogos entre os grandes a partir de 2024

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

A UEFA já prepara uma reação a uma possibilidade de criação de uma ‘Superliga Europeia’, contendo apenas os grandes times do continente. Esta reação deve passar por uma completa reformulação da Champions League, segundo o jornal espanhol Marca.

De acordo com a publicação. a UEFA estuda uma série de alterações que irão mudar radicalmente o formato da Liga dos Campeões, que seriam aplicadas a partir de 2024. A principal delas será o fim da torneio como ele é hoje, com a atual fase de grupos sendo alterada para um tipo diferente de torneio.

No plano da entidade, a Champions iria de 32 a 36 times em sua fase ‘principal’, mas estes não seriam mais divididos por grupos, mas sim em ‘níveis’. Os ‘níveis’ seriam semelhantes ao formato dos potes dos sorteios atuais, nos quais os times mais fortes ficam no nível principal e assim sucessivamente. As equipes jogariam a maioria de suas partidas contra os times do mesmo nível, com algumas dos outros. Os confrontos seriam decididos de forma aleatória, com as equipes jogando, pelo menos, seis partidas contra os times de mesmo nível.

PUBLICIDADE

O formato indicaria mais partidas entre os chamados ‘grandes’ do futebol europeu e seria um modo de evitar a formação da Superliga. A classificação não seria mais por grupos mas por uma tabela geral, de ‘pontos corridos’, na qual os oito primeiros iriam direto para as oitavas de final. As outras oito vagas sairiam de uma repescagem.

A UEFA ainda estuda outros modelos de reformulação da Champions, mas o desejo é de que estes formatos tenham o apoio dos principais clubes da Europa, estes interessados nos possíveis ganhos financeiros de uma Superliga. A previsão é de que o formato seja votado em março pela entidade.

LEIA MAIS

Wendell Lira revela maior salário que ganhou e fala sobre aposentadoria para virar gamer: “Futebol é cheio de filho da p…”

PUBLICIDADE

(Crédito da foto Reprodução/Facebook Oficial Liga dos Campeões da Uefa)