Champions com ‘pontos corridos’? UEFA prepara mudança radical na Liga, diz jornal

Nova Liga dos Campeões pode ter 36 times, divisão em ‘níveis’ e mais jogos entre os grandes a partir de 2024

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Reprodução/Facebook Oficial Liga dos Campeões da Uefa

A UEFA já prepara uma reação a uma possibilidade de criação de uma ‘Superliga Europeia’, contendo apenas os grandes times do continente. Esta reação deve passar por uma completa reformulação da Champions League, segundo o jornal espanhol Marca.

De acordo com a publicação. a UEFA estuda uma série de alterações que irão mudar radicalmente o formato da Liga dos Campeões, que seriam aplicadas a partir de 2024. A principal delas será o fim da torneio como ele é hoje, com a atual fase de grupos sendo alterada para um tipo diferente de torneio.

No plano da entidade, a Champions iria de 32 a 36 times em sua fase ‘principal’, mas estes não seriam mais divididos por grupos, mas sim em ‘níveis’. Os ‘níveis’ seriam semelhantes ao formato dos potes dos sorteios atuais, nos quais os times mais fortes ficam no nível principal e assim sucessivamente. As equipes jogariam a maioria de suas partidas contra os times do mesmo nível, com algumas dos outros. Os confrontos seriam decididos de forma aleatória, com as equipes jogando, pelo menos, seis partidas contra os times de mesmo nível.

O formato indicaria mais partidas entre os chamados ‘grandes’ do futebol europeu e seria um modo de evitar a formação da Superliga. A classificação não seria mais por grupos mas por uma tabela geral, de ‘pontos corridos’, na qual os oito primeiros iriam direto para as oitavas de final. As outras oito vagas sairiam de uma repescagem.

A UEFA ainda estuda outros modelos de reformulação da Champions, mas o desejo é de que estes formatos tenham o apoio dos principais clubes da Europa, estes interessados nos possíveis ganhos financeiros de uma Superliga. A previsão é de que o formato seja votado em março pela entidade.

LEIA MAIS

Wendell Lira revela maior salário que ganhou e fala sobre aposentadoria para virar gamer: “Futebol é cheio de filho da p…”

(Crédito da foto Reprodução/Facebook Oficial Liga dos Campeões da Uefa)