Home Futebol Marcelo Cabo: tática, times, títulos, duas Copas do Mundo e mais da carreira do novo técnico do Vasco

Marcelo Cabo: tática, times, títulos, duas Copas do Mundo e mais da carreira do novo técnico do Vasco

Marcelo Cabo terá contrato válido com o Vasco até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Marcelo Cabo, novo técnico do Vasco, chega a São Januário em meio à maior crise institucional e financeira da centenária história do clube. Afinal, ele terá a missão de reerguer novamente o Gigante da Colina após o quarto rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Ele chega para substituir Vanderlei Luxemburgo, dispensado na última sexta-feira pela diretoria cruzmaltina. Ele não resistiu ao fracasso do time na temporada de 2020. Marcelo Cabo subiu com o Atlético-GO e CSA, em 2016 e 2018 da Série B para Série A, respectivamente.

O técnico tem o hábito de escalar suas equipes no 3-6-1 com variação para o 4-2-3-1. Além disso, Marcelo Cabo é conhecido por montar times consistentes na marcação. Contudo, ele gosta de jogadores rápidos e com boa saída de bola.

PUBLICIDADE

O comandante não abre mão de ter dois volantes mais marcadores, um meia centralizado, um atacante rápido pelo lado direito e outro que atue pelo lado esquerdo. Na frente, joga com um centroavante ou um atacante rápido centralizado, para puxar os ataques em velocidade.

Atualmente o Vasco tem um atacante que se tornou o símbolo de raça em campo: Germán Cano. O argentino incomoda os adversários explorando pouco espaço na área para finalizar, é importante no papel de pivô e faz muitos gols dentro da área.

Para fechar o time, Marcelo Cabo costuma tirar um meia ou atacante para colocar um terceiro zagueiro ou volante. Para lançar a equipe ao ataque, ele gosta de tirar um zagueiro e recua um volante com mais qualidade com a bola nos pés para compor a defesa.

No Vasco, Marcelo Cabo terá de reconstruir o elenco com criatividade. Afinal, o clube não tem muito dinheiro em caixa para empenhar na contratação de reforços. Além disso, o treinador precisará encontrar peças de qualidade na base para formar um time competitivo em 2021.

PUBLICIDADE

A carreira de Marcelo Cabo

Marcelo Ribeiro Cabo iniciou a carreira de treinador no Bangu em 2004. Fez seu nome no futebol trabalhando no Rio de Janeiro onde acumulou experiência no Bonsucesso. Volta Redonda, Macaé, Tigres do Brasil e Resende.

Além disso, o treinador também comandou o São Bento-MA, Atlético Tubarão-SC, Tombense-MG, Nacional-MG, Figueirense, Guarani, CSA, Vila Nova, CRB e Atlético-GO. No exterior, ele comandou o Al Nars, da Arábia Saudita e Al Arabi, do Kuwait.

Em 2006, ele foi auxiliar técnico de Marcos Paquetá, na Arábia Saudita, na Copa do Mundo da Alemanha. Em 2010, foi observador técnico da seleção brasileira comandada por Dunga na Copa do Mundo da África do Sul.

O Vasco será o primeiro grande clube na carreira de Marcelo Cabo. Porém, a relação entre o treinador e o Gigante da Colina é antiga. Afinal, ele foi atleta de futsal na década de 90, quando seu filho, Gabriel Cabo, ainda era criança.

PUBLICIDADE

Os títulos de Marcelo Cabo

Aos 54 anos, Marcelo Cabo levantou quatro taças ao longo da carreira. Em 17 anos, só para exemplificar, ele conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro (2016), o Campeonato Goiano (2020) e o Campeonato Alagoano (2018, 2019 e 2020).

LEIA MAIS: 

Vasco corre contra o tempo para tentar renovar com Marcelo Alves, que tem sondagens de clubes da Série A 

Não aprendi dizer adeus! Sem dinheiro em caixa, Vasco deve abrir mão de Martín Benítez em 2021 

Eric Pimentel, do Vasco, comemora primeira convocação para a seleção brasileira: “sensação indescritível” 

Tóquio 2021: Revelação do Goiás entra no radar da CBF para disputar a Olimpíada