Home Futebol Conmebol busca consenso interno para adiar ou não as Eliminatórias

Conmebol busca consenso interno para adiar ou não as Eliminatórias

Europa não quer liberar jogadores e disputa se tornaria difícil

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Conmebol e a FIFA farão na próxima segunda-feira, dia 8 de março, uma reunião que definirá se as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 serão ou não adiadas por conta da pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

Vários países da América do Sul, em especial o Brasil, maior país do continente, vivem seus piores momentos em relação ao novo coronavírus, o que tem ocasionado a insatisfação de clubes europeus em ter seus jogadores cedidos ao país para jogos oficiais.

Técnicos ingleses, por exemplo, já declararam que não vão liberar atletas para a disputa das partidas em solo sul-americano.

PUBLICIDADE

Segundo o globoesporte.com, a Conmebol busca consenso dentro da entidade e deve se reunir com todos os presidentes de confederações nacionais antes da reunião final com a FIFA. A ideia é encontrar um posicionamento uniforme quanto ao adiamento ou não das Eliminatórias. A FIFA deve pedir que a Conmebol deixe os jogos para o segundo semestre.

Regras sanitárias acima do futebol permitem que os clubes europeus não liberem jogadores para atuarem foram do continente por conta da Covid-19. Em situações fora da pandemia, as equipes eram obrigadas a liberarem profissionais para duelos oficiais da FIFA. Com isso, vários dos principais jogadores da América do Sul devem ficar de fora dos jogos, o que prejudicaria comercialmente e esportivamente as Eliminatórias.

Alguns países solicitaram que apenas jogadores que atuam no continente sejam convocados para os jogos que serão realizados em março. Brasil, Paraguai e Uruguai, porém, querem vetar a ideia e desejam que os jogos sejam adiados caso não seja permitida a chegada dos atletas que jogam na Europa.

Leia mais:
Brasileirão: Veja os jogadores que marcaram mais gols por um único clube nos pontos corridos

PUBLICIDADE

Constituição dá direito a profissionais do futebol de paralisarem em meio à pandemia