Home Futebol Fracasso na Europa? Vampeta foi campeão nacional e melhor volante de importante campeonato europeu

Fracasso na Europa? Vampeta foi campeão nacional e melhor volante de importante campeonato europeu

Jogador é ídolo do Corinthians e não brilhou em outras aventuras na Europa, mas em uma delas foi destaque

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Vampeta é conhecido por ter sido folclórico em boa parte da carreira, mas se tornou ídolo de uma das torcidas mais exigentes e apaixonadas do Brasil: a do Corinthians. O ex-jogador, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, também ficou marcado por não ter feito longa carreira na Europa, mesmo com passagens por clubes importantes como Inter de Milão e PSG.

PUBLICIDADE

Porém, você sabia que Vampeta já brilhou, sim, na Europa e foi o melhor volante de um campeonato nacional?

Revelado pelo Vitória em 1992, o então jovem Vampeta atuava tanto na lateral, como no meio-campo. O jogador chegou a se destacar, até que foi contratado pelo PSV em 1994.

PUBLICIDADE

Para dar rodagem ao brasileiro, o PSV o emprestou ao VVV-Venlo, também da Holanda, e depois marcou seu retorno ao Brasil para atuar no Fluminense. Após dois anos, mais maduro e aos 22, Vampeta retornou à Holanda para ter sua primeira chance no clube de Eindhoven.

Foi então, na temporada 1996/97, que Vampeta brilhou no Campeonato Holandês. O jogador, já como volante de fato, ajudou o time a conquistar o título nacional para cima do Ajax, que vinha de uma geração que no ano anterior conquistou a Liga dos Campeões da Europa. O volante foi considerado o melhor volante do Campeonato Holandês e foi cobiçado por vários clubes, mas marcou seu retorno ao Brasil no ano seguinte para assinar em definitivo com o Corinthians.

Após sucesso no Timão, o atleta só retornaria à Europa para as passagens de pouco sucesso citadas acima, em 2000, no PSG e na Inter de Milão. Retornou em 2001 para o Flamengo, não teve sucesso, e em 2002 voltou para o Corinthians.

Leia mais:
Comentarista detona Corinthians e diz que sucesso de Flamengo e Palmeiras mostram incompetência do clube

PUBLICIDADE