Home DESTAQUE Copa do Nordeste: Bahia iguala rival Vitória como maior campeão da competição; veja o ranking

Copa do Nordeste: Bahia iguala rival Vitória como maior campeão da competição; veja o ranking

Bahia superou o Ceará na disputa de pênaltis após perder o primeiro jogo no Pituaçu. Com a conquista, o Esquadro de Aço chegou ao quarto título da Copa do Nordeste na história

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Bahia conquistou a Copa do Nordeste da temporada de 2021 ao superar o Ceará por 2 a 1 no segundo jogo da decisão, disputado na Arena Castelão, após a derrota por 1 a 0 na primeira partida e um placar agregado de 2 a 2 – na disputa de pênaltis, o Esquadrão de Aço levou a melhor por 4 a 2. Com o título, o Bahia chegou a quatro taça da competição em sua história e igualou o rival Vitória no ranking dos clubes que mais vezes conquistaram o torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Tricolor baiano já havia conquistado o título da Copa do Nordeste em 2001, 2002 e até então pela última vez em 2017. O Vitória, que também acumula quatro taças conquistadas, foi campeão em 1997, 1999, 2003 e pela última vez em 2010.

Entre os times que conquistaram a competição ao menos um vez na história, estão: América-RN (1998), Campinense (2013), Santa Cruz (2016), Sampaio Corrêa (2018) e Fortaleza (2019).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira o ranking dos times com mais títulos da Copa do Nordeste:

Bahia – 4 títulos (2001, 2002, 2017 e 2021)
Vitória – 4 títulos (1997, 1999, 2003 e 2010)
Sport – 3 títulos (1994, 2000 e 2014)
Ceará – 2 títulos (2015 e 2020)
América-RN – 1 título (1998)
Campinense – 1 título (2013)
Sampaio Corrêa – 1 título (2018)
Santa Cruz – 1 título (2016)
Fortaleza – 1 título (2019)

Sobre a final da Copa do Nordeste de 2021:

Após perder o jogo da ida, disputado no estádio Pituaçu, por 1 a 0, o Bahia comandando por Dado Cavalcanti entrou com tudo e abriu uma vantagem de 2 a 0 sobre a equipe de Guto Ferreira com gols de Rodriguinho e Gilberto. Com o resultado parcial, o Tricolor estava ficando com o título pelo placar agregado ainda no tempo normal, mas aos 38 minutos da etapa final, o atacante Jael balançou as redes e forçou a decisão da taça foi para a disputa de pênaltis.

Nas penalidades, o Bahia levou a melhor com o placar por 4 a 2 – ambos goleiros defenderam uma cobrança cada, mas o Vozão ainda teve uma penalidade desperdiçada que acabou indo para fora do gol.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Jornalista diz que Guto Ferreira, ‘como modelo, é um excelente técnico’ e treinador se recusa a responder: “Me desrespeitou”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Better Collective