Home Futebol Porto é punido pela Fifa por conta de dívida com o São Paulo

Porto é punido pela Fifa por conta de dívida com o São Paulo

Clube português tem uma dívida com a equipe paulista por conta da compra do zagueiro Éder Militão em 2018

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Não são apenas as equipes brasileiras que estão sujeitas a punições da Fifa. Dessa vez o caso envolveu o São Paulo, mas como credor. O Tricolor vendeu o zagueiro Éder Militão ao Porto em agosto de 2018, pelo valor de sete milhões de euros (R$ 30,6 milhões na cotação da época). Foi acordado entre os clubes que o pagamento seria feito de forma parcelada. mas a equipe portuguesa não teria pago um valor de 378 mil euros (cerca de R$ 2,4 milhões) referente a parte da última parcela. O acordo era de parcelas no valor de 500 mil euros, mas o restante foi pago pelo Porto.

PUBLICIDADE

O prazo para pagamento desse valor pendente encerrou-se no último dia 20 de maio, conforme acordado pelo tribunal da Fifa. Como o acordo não foi cumprido, o Porto foi punido com um transfer ban. Dessa forma, a o clube lusitano não pode registrar novos atletas. Se a situação não for resolvida, o clube terá esse impedimento nas próximas três janelas de transferências europeias, tendo que disputar o campeonato local e a Champions League apenas com os atletas que já estavam registrados pelo time antes da punição.

E se mesmo assim a dívida permanecer, o caso será enviado para o Comitê Disciplinar da Fifa, que pode punir o Porto até mesmo com perda de pontos no Campeonato Português.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Mercado da bola: Real Madrid não tem tratativas para contratar Gerson, diz site

Cicinho revela que ex-atacante do São Paulo enfrentou “fúria” de Lugano: “Foi no soco”