Home Futebol Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Sylvinho, novo técnico do Corinthians

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Sylvinho, novo técnico do Corinthians

Sylvinho assinou contrato com o Corinthians até dezembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Corinthians tem um novo técnico: Sylvinho. Depois de não chegar a um acordo com Renato Portaluppi e Diego Aguirre, o Timão chegou a um acordo com o ex-comandante do Lyon, da França em reunião no final da tarde deste domingo, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Desde a saída de Vagner Mancini, Renato Portaluppi era o nome preferido do presidente Duílio Alves Monteiro para assumir o Corinthians, mas o treinador alegou questões pessoais para declinar ao convite. Posteriormente, Diego Aguirre rejeitou a oferta do Timão.

Ex-lateral-esquerdo do Corinthians, ele atuou com a camisa alvinegra entre 1995 e 1999. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Brasileiro (1998 e 1999), a Copa do Brasil (1995) e o Campeonato Paulista (1995, 1997 e 1999).

PUBLICIDADE

Após deixar o Timão, Sylvinho brilhou com as camisas do Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City. O melhor momento da sua carreira foi pelo clube catalão entre 2004 e 2009. Lá, conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa (2005/2006 e 2008/2009).

PUBLICIDADE

Após pendurar as chuteiras em 2010, ele obteve a Licença UEFA PRO, o nível máximo de formação de treinadores da Europa, além das Licenças A e B. Para trabalhar no Brasil, só para exemplificar, o técnico fez os cursos da CBF Academy.

Esquema tático

No Lyon, seu último clube, Sylvinho teve o respaldo de Juninho Pernambucano, diretor esportivo do clube francês, para colocar em prática sua ideia de jogo. Ele armava o time com o sistema 4-2-3-1. No entanto, fazia variações táticas entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2.

Na sua passagem pelo Lyon, o treinador não abria mão de uma estrutura defensiva sólida, difícil de ser superada pelos rivais. Com isso, passou a controlar o ritmo das partidas impedindo que seus rivais procurassem propor o jogo.

O treinador gosta de times mais verticais A bola longa em profundidade é uma das características que mais gosta de explorar. O objetivo é sempre passar para frente. Nunca para a defesa. E com muita rapidez. Por isso, gosta de ter um grupo bem condicionado fisicamente.

PUBLICIDADE

A formação ideal utilizada por Sylvinho no curto período que trabalhou no Lyon deu mais para o ataque formado por Bertrand Traoré, Memphis Depay e Moussa Dembélé. Posteriormente, o trabalho desandou e ele foi demitido antes do fim do seu contrato.

O Torcedores.com listou os trabalhos de Sylvinho. Vale destacar, antes de mais nada, que o ex-jogador atuou como auxiliar de vários técnicos entre 2011 e 2019. Nesse ínterim, estudou, trocou conhecimentos, buscou informações e aprimorou técnica.

Após passagem pelo Lyon, ele foi contratado pelo Corinthians com o status de futuro substituto de Tite na seleção brasileira. Confira como foi o desempenho por onde passou.

Cruzeiro

Foi auxiliar técnico de Vagner Mancini entre 2011 e 2012. Nesse ínterim. Ajudaram o clube a se manter na primeira divisão. Em 2012, a dupla foi demitida após o Cruzeiro ser eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro.

PUBLICIDADE

Sport

Reeditou a dupla com Vagner Mancini no Sport em 2012. Após em emplacar uma sequência de bons resultados, o time caiu de produção no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, a dupla foi demitida do clube pernambucano. Naquele ano, o time foi rebaixado para a Série B.

Náutico

Em 2013, emplacou o terceiro trabalho em parceria com Vagner Mancini. No entanto, foram demitidos pela diretoria devido aos maus resultados no Brasileirão. O Timbu, inclusive, terminou a competição na última colocação. Ou seja, foi rebaixado para a Série B.

Corinthians

Sylvinho voltou ao Corinthians em 2013. Foi contratado para sex auxiliar de Mano Menezes após a saída de Geraldo Delamore. Posteriormente, integrou a comissão técnica de Tite que conduziu o Timão a quarta colocação no Campeonato Brasileiro.

Internazionale

Foi contratado para ser auxiliar de Roberto Mancini. O italiano, inclusive, foi seu treinador no Manchester City, clube no qual pendurou as chuteiras. A dupla, porém, não fez um bom trabalho no clube Nerazzurri. Afinal, o time terminou em oitavo no Campeonato Italiano.

PUBLICIDADE

Seleção Brasileira

Sylvinho integrou a comissão técnica da seleção brasileira entre 2016 e 2019. Nesse ínterim, ajudou Tite a classificar o Brasil para a Copa do Mundo de 2018. No entanto, o time foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final. Em 2019, a equipe venceu a Copa América.

Lyon

Foi o primeiro clube que comandou como treinador. Porém, foi demitido após 11 jogos. Nesse ínterim, foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foi o pior início do time no Campeonato Francês. Desde então, Sylvinho estava disponível no mercado.

LEIA MAIS: 

Hernán Crespo é o 4º técnico estrangeiro a ser campeão pelo São Paulo e põe fim em jejum histórico; entenda! 

Medalhista olímpico em 2008, ex-técnico da seleção brasileira feminina é contratado por clube de Portugal 

Ex-auxiliar de Parreira, Joel Santana e Lothar Matthäus vai comandar o Paysandu na Série C do Brasileiro 

Títulos, Godói, Edmundo e muitas brigas: Júnior Baiano assume clube da Série D do Brasileiro