Home Futebol Você lembra a última vez em que o Corinthians utilizou um esquema com três zagueiros?

Você lembra a última vez em que o Corinthians utilizou um esquema com três zagueiros?

Depois de muito tempo, o Corinthians voltou a usar o tão falado 3-5-2. Mas você lembra a última vez que isso havia acontecido no Timão?

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.
PUBLICIDADE

A fase do Corinthians está longe de ser das melhores, e visando uma mudança brusca, Vagner Mancini escalou neste domingo(2) contra o São Paulo, um esquema com três zagueiros (Jemerson, João Victor e Raul Gustavo). Esse inclusive era um esquema solicitado veemente por parte da torcida, tendo em vista as características do time, e a necessidade de tal mudança.

Mas diferente de outras equipes, esse não é um esquema habitual no clube nos últimos anos. Faz muito tempo que o corinthiano não sabe o que é atuar com uma linha de três defensores.

Última vez que o Corinthians atuou com três zagueiros:

São quase 11 anos desde a última vez que o Corinthians jogou no 3-5-2. Na ocasião, o clube vivia uma transição de treinadores, entre o recém demitido Adilson Batista, para o futuro campeão de tudo, Tite. Então, naquele dia 17/10/2010 contra o Guarani, foi um técnico interino que comandou o Corinthians. Um tal de FÁBIO CARILLE.

PUBLICIDADE

Carille mandou à campo a seguinte equipe (com três zagueiros, claro): Julio Cesar, Chicão, William e Leandro Castán; Moacir, Paulinho, Ralf, Elias e Roberto Carlos; Defederico e Ronaldo.

Vale lembrar que o Corinthians vinha de dura sequência onde tinha levado 16 gols em 7 jogos naquele Brasileirão. Então Tite, através de Fábio Carille, se viu na necessidade de um esquema mais defensivo.

Outro fato curioso é o técnico do Guarani naquele dia. Nada mais, nada menos, que VAGNER MANCINI. Segundo matéria do UOL da época, a mudança de três zagueiros por parte do Timão, foi algo que surpreendeu extremamente o atual técnico do clube alvinegro. Quase 11 anos depois, o próprio Mancini volta com o famoso esquema tático.

Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
10 contratações que parecem mentira, mas aconteceram

E se a moda pega? Árbitro sérvio é preso após marcar pênalti inexistente