Home Mercado da Bola Bahia contrata técnico português para comandar equipe sub-23

Bahia contrata técnico português para comandar equipe sub-23

Bruno Lopes assinou contrato com o tricolor baiano até dezembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Bahia escolheu nesta quarta-feira o novo comandante da equipe sub-20. Trata-se do português Bruno Lopes. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornal “A Bola” e posteriormente confirmada pelo Torcedores.com.

PUBLICIDADE

Com passagens por clubes de Portugal, País de Gales e Estados Unidos, Bruno Lopes terá contrato até dezembro de 2022. Além disso, o acordo com o Bahia prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada.

O treinador é formado em educação física pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Posteriormente, obteve diplomas de cursos da Federação Portuguesa de Futebol e a licença UEFA Pro para trabalhar à beira do campo.

Bruno Lopes, de 37 anos, tem boa rodagem apesar da curta carreira no futebol. Além de trabalhar como treinador, ele exerceu a função de analista de desempenho, observador técnico, auxiliar técnico e também como coordenador de divisões de base.

PUBLICIDADE

O português chega ao Tricolor de Aço para substituir Eduardo Guadagnucci. O treinador foi demitido após entrar em rota de colisão com a diretoria do Bahia. Vale destacar que ele comandou apenas uma vez no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

No Bahia, Bruno Lopes terá a oportunidade de comandar alguns jogadores com rodagem mp cenário nacional e internacional: o goleiro Dênis (ex-São Paulo), lateral Wesley (ex-Botafogo), o zagueiro Gabriel Xavier (ex-Famalicão), o meia Everson (ex-Portimonense), entre outros.

A carreira de Bruno Lopes

Nascido em Coimbra, Portugal, Bruno Alexandre Carvalho Lopes iniciou a carreira no futebol em 2010. Foi contratado pelo FC Ferreiras, que disputa a quarta divisão portuguesa. Três anos depois, ele acertou com o Imortal DC, de Portugal, onde ficou pelas uma temporada.

Em 2014, Bruno Lopes resolveu se aventurar no futebol norte-americano. Lá, trabalhou no Dayton Dutch Lions e no Cincinnati Dutch Lions, ambos da terceira divisão. Em 2018, contudo, foi contratado para ser observador técnico do FC Cincinnati, que joga a MLS.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, o treinador retornou a Portugal para comandar a equipe sub-23 do Portimonense onde ficou por três temporadas. Nesse ínterim, comandou interinamente em 21 oportunidades. Nesse ínterim, conquistou 16 vitórias.

Antes de acertar com o Bahia, Bruno Lopes comandou o Cfn Druins, de País de Gales. No entanto, foi demitido do time após os maus resultados acumulados na primeira fase da Welsh Premier League. Ao todo, foram quatro vitórias em 32 partidas.

LEIA MAIS:

Especulado em Botafogo e Juventude, centroavante do Colo-Colo interessa a clube argentino 

Clube turco faz sondagem por Renê e Flamengo põe preço para vender o lateral 

Clube português faz sondagem por zagueiro do Fortaleza