Home Futebol Há mais de 100 anos, Brasil desistiu de sediar Copa América por causa de pandemia

Há mais de 100 anos, Brasil desistiu de sediar Copa América por causa de pandemia

Brasil vai receber os jogos da Copa América deste ano diante de muitas críticas. Em 1918, evento foi adiado por conta da gripe espanhola

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Após desistências de Colômbia e Argentina, que seriam as sedes da Copa América deste ano de 2021, o Brasil foi escolhido para receber a competição. E o governo aceitou o chamado da Conmebol, gerando uma enorme crise com imprensa, torcedores e políticos opositores, já que o país vive um péssimo momento na pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

São mais de 465 mil mortes até o momento e um ritmo bastante lento de vacinação, com o número de casos e óbitos ainda em alta considerável.

Vale ressaltar que a competição deveria acontecer no ano passado, em 2020, mas foi adiada por conta do coronavírus.

PUBLICIDADE

Há mais de 100 anos, mais precisamente em 1918, o Brasil viveu uma situação parecida com a que estamos vivendo hoje. Naquela ocasião, o país – assim como o mundo todo – estava assolado na pandemia de gripe espanhola e deveria sediar a Copa América.

O governo, a princípio, não viu gravidade com a doença. Porém, poucos dias depois, em setembro daquele ano, decidiu adotar medidas preventivas e de restrição, como o isolamento social. As autoridades pediram para que as pessoas ficassem em suas casas, assim como acontece atualmente com o coronavírus.

Diante desse cenário, o Brasil desistiu de sediar a Copa América em 1918, adiando a realização da competição para 1919. Todos os eventos esportivos por aqui foram suspensos.

Já em 1919, com os casos e mortes por gripe espanhola em queda, as medidas de prevenção foram sendo retiradas. O Campeonato Sul-Americano (nome usado anteriormente para a competição) aconteceu no mês de maio, com estádios lotados e muita festa.

PUBLICIDADE

No final das contas, a seleção brasileira sagrou-se campeã pela primeira vez na história, vencendo o Uruguai na grande final por 1 a 0 no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, gol marcado por Friedenreich.

A estimativa é que 50 milhões de pessoas morreram de gripe espanhola no mundo todo.

Outra doença e outro evento cancelado

Uma outra epidemia provocou cancelamento de um grande evento esportivo no Brasil. Em 1975, durante da Ditadura Militar, os Jogos Pan-Americanos não aconteceram no país, que vivia um surto de meningite. A pior crise da doença na história.

O governo decretou a suspensão das aulas nas escolas e suspendeu todos os eventos esportivos. O Pan de 1975 deveria acontecer na cidade de São Paulo, o epicentro da doença, mas o evento foi transferido para a Cidade do México.

PUBLICIDADE

E MAIS

Empresário indica futuro de Pedrinho e lamenta falta de chances no Benfica: “Decepcionado”

+ Atlético-MG pode faturar milhões com Emerson no Barcelona; confira

Mercado da Bola: Galo acerta saída de jovem para clube brasileiro

PUBLICIDADE