Home DESTAQUE Eurocopa: Inglaterra vence República Tcheca e fecha Grupo D invicta

Eurocopa: Inglaterra vence República Tcheca e fecha Grupo D invicta

Inglaterra conseguiu espantar qualquer susto e venceu tranquilamente a República Tcheca para fechar o Grupo D sem derrotas

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
República Tcheca Czech Republic 0-1 England Inglaterra
UEFA Euro 2020 - 3ª Rodada (Grupo D)

A Inglaterra fechou o Grupo D com vitória diante da República Tcheca nesta terça-feira (22) por 1 a 0, em mais um jogo realizado no Wembley.

PUBLICIDADE

Os ingleses demonstraram mais ímpeto em relação aos jogos anteriores e pressionaram muito até conseguir abrir o placar com Sterling.

A República Tcheca pouco forçou e acabou deixando a vitória da Inglaterra mais tranquila, diante de um segundo tempo pouquíssimo movimentado.

PUBLICIDADE

Com a vitória, a Inglaterra chegou aos sete pontos com duas vitórias e um empate, terminando o Grupo D invicto. A Croácia se classificou em segundo lugar (4), com República Tcheca em terceiro (4). A Escócia fechou em último por um ponto.

Primeiro tempo

A República Tcheca optou por marcar em bloco baixo dentro do próprio campo para tentar frear o ataque inglês. Porém, a Inglaterra ritmo mais intenso em comparação com os jogos anteriores.

Logo aos dois minutos, Sterling mostrou que estava afim de jogo e acertou a trave após receber longo lançamento pelo meio. A bola encobriu o goleiro Vaclik e quase entrou.

Mas na segunda finalização, Sterling não desperdiçou e abriu o placar para os ingleses em grande jogada construída por Grealish e Harry Kane, que limpou a marcação antes de tentar passe para Saka. A bola cruzada parou no meia, vencendo o goleiro Vaclick, aos 11 minutos.

PUBLICIDADE

Os tchecos ameaçaram uma marcação mais avançada depois de tomarem o primeiro gol, mas logo retomaram para o sistema compacto. Sem muito espaço, a Inglaterra voltou a finalizar apenas aos 25′ com Kane cortando Kalas após grande passe na grande área para testar o goleiro.

Depois de sofrer desde o início, a República Tcheca acumulou três chances seguida em seu melhor momento no jogo. Primeiro, Holes finalizou de fora e Pickford fez uma grande defesa.

Na cobrança de escanteio, a defesa afastou mal e Soucek aproveitou a sobra para chutar, mas foi bloqueado. Por fim, Jankto achou Soucek que chutou no canto e assustou o goleiro Pickford que apenas olho.

 

PUBLICIDADE

Segundo tempo

Na segunda etapa, a Repúlica Tcheca ameaçou novamente uma pressão para ficar mais com a bola, mas não encontrava espaços para concluir as jogadas quando chegava no último terço do campo.

Além disso, cabe ressaltar que os tchecos estavam durante todo o momento em terceiro lugar do grupo, evitando assim um provável confronto diante da Espanha nas oitavas de final.

Teoricamente, não fazia muito sentido a República Tcheca pressionar muito e isso pareceu ficar evidente no segundo tempo dentro do gramado pois a marcação compacta voltou e nenhuma pressão era exercida para roubada de bola.

Garantida com a primeira colocação com a vitória, a seleção da Inglaterra também passou a rodar o elenco e também não forçou, levando à um segundo tempo com praticamente nenhuma finalização e poucas jogadas construídas.

PUBLICIDADE

A chance mais perigosa do segundo tempo foi no gol anulado de Henderson nos minutos finais em jogada de Rashford pela direita, tocando para trás achando Bellingham que venceu a marcação e achou Henderson dentro da área para finalizar bem. O gol foi anulado por impedimento.

 

FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA TCHECA 0-1 INGLATERRA

Data: 22/06/2021, 16:00
Estádio: Wembley
Árbitro: Artur Soares Dias

PUBLICIDADE

Gols: 1T 11′ Sterling (Inglaterra)

Substituições – Rep.Tcheca: Sevcik (Jankto); Král (Darida); Hlozek (Masopust); Pekhart (Schick); Vydra (Holes)

Substituições – Inglaterra:  Henderson (Rice); Rashford (Sterling); Bellingham (Grealish); Mings (Stones); Sancho (Baka)

República Tcheca (4-2-3-1): Vaclik; Coufal, Celustka, Kalas, Boril; Holes, Soucek; Masoust, Darida, Jankto; Schick. Técnico: Jaroslav Silhavy

PUBLICIDADE

Inglaterra (4-2-3-1): Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire, Luke Shaw; Kalvin Phillips, Declan Rice; Saka, Grealish, Stearling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate

LEIA MAIS

PUBLICIDADE