Home Futebol Eurocopa: Com drama em Wembley, Itália elimina Áustria na prorrogação

Eurocopa: Com drama em Wembley, Itália elimina Áustria na prorrogação

Itália conseguiu superar a seleção da Áustria em jogo espetacular que foi decidido apenas no último minuto com o apito final na prorrogação

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Itália Italy   2-1 (P) Austria Áustria
UEFA Euro 2020 - Oitavas de Final

A Itália conseguiu avançar às quartas de final da Euro 2020 neste sábado (26) após vitória diante da Áustria por 2 a 1 em jogo que foi para a prorrogação. Os austríacos jogaram de igual para igual e dificultaram bastante a missão italiana.

PUBLICIDADE

Tivemos no primeiro tempo o jogo que todos os prognósticos apontavam, com a Itália conseguindo exercer sua superioridade técnica e dominando as ações com doze finalizações, mas apenas dois chutes foram no alvo e os italianos deixaram o campo sem marcar gols.

Na segunda etapa, a situação acabou sendo modificada com a Áustria anulado as ações ofensivas adversárias, incomodando mais nas saídas e transições mais efetivas. Os austríacos chegaram a marcar um gol com Arnautovic, mas o VAR detectou impedimento. A Itália voltou a ter controle apenas nos minutos finais. Porém, passou em branco novamente e o jogo foi para o tempo extra.

PUBLICIDADE

Retornando com bastante intensidade, a Itália conseguiu dois gols no primeiro tempo da prorrogação. Chiesa marcou o primeiro com assistência de Spinazzola e Matteo Pessina marcou o segundo com auxílio de Acerbi.

Porém, a seleção da Áustria não desistiu e conseguiu assustar no segundo tempo da prorrogação com bola trave logo no início e com gol de Kalajdzic pouco antes do apito final.

Nas quartas de final, a Itália enfrentará o vencedor do confronto Bélgica x Portugal. Este duelo será disputado neste domingo (27), a partir das 16h pelo horário de Brasília.

Primeiro tempo

A seleção austríaca tentou pressionar a Itália nos primeiros minutos, mas acabou sendo dominada no primeiro tempo devido à marcação em linhas altas da Itália e a transição ofensiva rápida.

PUBLICIDADE

Os italianos construíram as primeiras chances com Spinazzola e Insigne, mas a primeira grande finalização foi aos 16′ no chute de Barella dentro da área após jogada construída pelo lateral direito. Bachmann defendeu com o pé direito.

Tentando responder, a Áustria se livrou de Bonucci no corpo e chutou de primeira, mas ao chegar na entrada da área, jogou por cima.

Em outra boa tentativa, Immobile arriscou na entrada da área e acabou acertando a trave no lado esquerdo do goleiro Bachmann ao tentar buscar o ângulo superior do gol.

Em nova tentativa de contragolpe, Donnarumma saiu do gol para ficar com a bola na jogada construída por Schlager que tentava achar Baumgartner no lado direito da área.

PUBLICIDADE

Para fechar o primeiro tempo, Spinazzola recebeu na grande área e chutou rasteiro mas parou no goleiro Bachmann que espalmou com categoria e salvou a seleção da Áustria.

 

Segundo tempo

Depois de ter sido dominada no primeiro tempo, a Áustria reagiu bem ao fechar mais os espaços nas saídas italianas, pressionando mais e evitando que a Itália mantivesse tranquilidade.

Em falta frontal cometida por Di Lorenzo em cima de Grillitsch, o lateral Alaba teve a chance de abrir o placar mas acabou chutando por cima ao tentar buscar o ângulo superior esquerdo.

PUBLICIDADE

Aos 16′, foi a vez de Sabitzer avançar na intermediária e chutar firme, mas a bola acabou desviando em Bonucci e saiu pelo lado direito.

Os austríacos seguiram pressionando e conseguiram outro escanteio. Em bola vinda pela esquerda, Baumgartner recebeu pela direita e chutou no canto esquerdo.

Depois de bastante susto, a Áustria enfim marcou seu gol com Arnautovic livre na pequena área para cabecear pelo lado direito após cruzamento de Alaba, mas o VAR detectou impedimento.

Tentando melhorar a atuação ofensiva da Itália, Roberto Mancini fez duas alterações para os minutos finais do segundo tempo com as entradas de Locatelli e Pessina e as saídas de Verratti e Barella.

PUBLICIDADE

Com as mudanças, os italianos conseguiram voltar a ter maior controle do meio-campo e chegaram bem com Pessina e Insigne, mas não foi o suficiente para diminuir consideravelmente a pressão austríaca que incomodava com marcação em cima do jogador que tinha a posse.

Na chance final antes da prorrogação, a Itália teve uma falta perigosa nos acréscimos depois que Jorginho foi derrubado por Arnautovic na entrada da área. Na cobrança, Insigne jogou direito mas Lainer fez o corte de cabeça e levou o jogo para o tempo extra.

 

Prorrogação

Repetindo o que aconteceu nos minutos finais do segundo tempo, a Itália foi para cima diante de uma Áustria que optou pelo sistema 5-4-1 para buscar estabilidade defensiva no início.

PUBLICIDADE

Entretanto, logo aos 4′ do primeiro tempo da prorrogação, a Itália finalmente abriu o placar em ótima jogada. Spinazzola passou pela marcação no lado esquerdo e fez a inversão para achar Chiesa completamente livre no lado direito, explorando a falha na composição da linha de cinco.

O atacante dominou, deu um tapa na bola para driblar Laimer e chutou cruzado para acertar o canto direito do goleiro Bachmann. Um golaço marcante pois, pela primeira vez, pai (Enrico Chiesa) e filho (Federico Chiesa) marcaram gols na história da Eurocopa.

Os italianos seguiram pressionando bastante. Belotti avançava bem no contra-ataque e Hinteregger cometeu falta. Na cobrança, Insigne cobrou no ângulo direito mas o goleiro Bachmann fez uma excelente defesa.

Porém, antes do intervalo do primeiro tempo, os italianos ampliaram a vantagem. Acerbi recebeu passe na área e conseguiu se recuperar no lance ao acionar Pessina na esquerda da grande área. O volante tirou da marcação e chutou cruzado para marcar o segundo gol.

PUBLICIDADE

Com a desvantagem dupla no placar, o técnico Franco Foda tirou os volantes Schlager e Grillitsch para o segundo tempo da prorrogação, voltando com o atacante Gregoritsch e o meia Schaub.

Pouco depois do apito inicial do segundo tempo da prorrogação, Schaub arriscou na entrada da área e exigiu uma defesa espetacular do goleiro Donnarumma.

Aos 3′, o golaço quase foi de Di Lorenzo que fez a arrancada desde o campo defensivo e invadiu a grande área para soltar o chute firme que passou ao lado da esquerda.

Apesar da desvantagem de dois gols, a Áustria não desistiu em um jogo que ficou extremamente aberto. Sabitzer recebeu lançamento de Gregoritsch e bateu de esquerda, passando por cima.

PUBLICIDADE

Depois de bastante insistência, a seleção da Áustria diminuiu a desvantagem. Em jogada de bola parada, Schaub cobrou escanteio e Kalajdzic se jogou para acertar a cabeçada na primeira trave e surpreender Donnarumma, na 15ª finalização austríaca.

A seleção da Áustria ainda teve chance com Gregoritsch cabeceando na área, mas a defesa cortou e armou um contra-ataque espetacular quando Chiesa arrancou sozinho e deu um chapéu no goleiro Bachmann, mas Trimmel salvou a seleção austríaca nos acréscimos.

Para o azar dos torcedores da Áustria, o esforço não foi suficiente e os italianos avançaram às quartas de final.

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 2-1 ÁUSTRIA / PRORROGAÇÃO

Data: 26/06/2021, 16:00
Estádio: Wembley (Londres/Inglaterra)
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)

Gols: 1P 4′ Chiesa (Itália); 1P 14′ Pessina (Itália); 2P 8′ Kalajdzic (Áustria)

Substituições – Itália: Locatelli (Verratti); Pessina (Barella); Chiesa (Berardi); Belotti (Immobile)

PUBLICIDADE

Substituições – Áustria:  Schopf (Baumgartner);

Itália (4-1-4-1): Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Acerbi, Spinazzola; Barella, Jorginho, Verratti; Berardi, Immobile, Insigne. Técnico: Roberto Mancini

Áustria (4-4-2): Bachmann; Lainer, Dragovic, Hinteregger, Alaba; Schlager, Grillitsch; Laimer, Sabitzer, Baumgartner; Arnautovic. Técnico: Franco Foda

LEIA MAIS

PUBLICIDADE