Home Futebol UEFA pede à Ucrânia mudança no uniforme “político” da seleção de futebol

UEFA pede à Ucrânia mudança no uniforme “político” da seleção de futebol

A Rússia denunciou à UEFA que uma frase do uniforme da Ucrânia tem cunho político

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

A seleção da Ucrânia incluiu na gola de seu uniforme para disputar a Eurocopa 2020 a seguinte frase: “Glória aos heróis”. Tal frase, foi interpretada pelo Ministério de Relações Externas da Rússia como de cunho político, e solicitou à UEFA que esta fosse retirada. Além disso, também foram denunciados o mapa da Ucrânia que acresce territórios anexados a Rússia.

PUBLICIDADE

A UEFA concordou com a denúncia e solicitou nesta quinta-feira (10) que a seleção ucraniana deve retirar o slogan do uniforme. Apesar da decisão, a entidade permitiu o mapa da Ucrânia presente na camisa. No mapa, está acrescida a Crimeia, território anexado por Moscou em 2014 e outros territórios controlados por separatistas pró-Rússia.

A Rússia já tinha se pronunciado anteriormente sobre a frase “Glória a Ucrânia”. Esta, no entanto, foi entendida pela UEFA como uma frase genérica e não foi proibida.

PUBLICIDADE

O motivo da reclamação russa é de que as frases fazem alusão à Segunda Guerra Mundial. Na qual grupos nacionalistas ucranianos lutaram contra a União Soviética. No entanto, apenas a frase “Glória aos heróis” foi considerada indevida pela UEFA.

A seleção da Ucrânia estreia na Eurocopa diante da Holanda no próximo domingo (13), às 16h. A seleção está no Grupo C com Holanda, Macedônia e Áustria. Já a Rússia, entra em campo no sábado (12), às 16h, diante da Bélgica. Os russos estão no Grupo B com Bélgica, Finlândia e Dinamarca.

VEJA TAMBÉM: 

Goleiro do Treze é internado com covid-19 e tem 50% dos pulmões comprometidos

PUBLICIDADE

Saviola, ex-Barcelona, ainda está na ativa e vence campeonato

Seleção da Síria está invicta e pode chegar à Copa do Mundo inédita