Home Futebol Minas Gerais autoriza público nos estádios sem exigência de testagem

Minas Gerais autoriza público nos estádios sem exigência de testagem

O governo estadual de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (8) a autorização da retomada de público nos estádios para todos os municípios que estiverem na “fase verde” no combate contra a Covid-19.

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A chamada “fase verde” faz parte do Programa Minas Consciente e consiste na liberação de público em eventos, incluindo jogos de futebol, com pouquíssimas restrições sanitárias.

PUBLICIDADE

Este programa prevê apenas o distanciamento mínimo exigido de 1,5metro, medidas de higiene (álcool em gel) e utilização de máscaras. Testagens não serão exigidas, assim como não haverá limitação de público.

A retomada de público no futebol mineiro foi anunciado por Fábio Bacheretti, secretário de Saúde do governo do estado de Minas Gerais, em entrevista coletiva realizada nesta tarde de quinta-feira.

PUBLICIDADE

Aspas de Fábio Bacheratti, do governo de Minas Gerais

“O Minas Consciente já prevê a realização de eventos pelos critérios sanitários de distanciamento e número de pessoas por evento. Na onda vermelha o máximo são 30 pessoas, na amarela 250 pessoas, e na verde não há o limite por pessoas, mas é exigido o protocolo que inclui o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento mínimo. Estádios em onda amarela podem ter até 300 pessoas.”

Liberação depende da Federação Mineira

A Federação Mineira de Futebol, em nota oficial, disse que tomou conhecimento da liberação de público pelo governo de MG e que estará debatendo sobre o assunto para tomar decisões.

Cabe ressaltar que a liberação da torcida necessita de aprovação da FMF. Caso a federação libere, jogos de futebol nos municípios de Minas Gerais que estiverem na fase verde, poderão receber torcida.

A liberação também precisa vir dos prefeitos. No entanto, a Prefeitura de Ipatinga havia divulgou na quarta-feira (7) um decreto autorizando presença de público em eventos realizados no João Lamengo Netto, com limitação de 15%.

PUBLICIDADE

Ipatinga x Tupynambas pode marcar volta do público

Entretanto, o único município na fase verde atualmente é o Vale do Aço, justamente onde ocorrerá a partida entre Ipatinga e Tupynambas no próximo sábado (10), em jogo do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

A diretoria do Ipatinga disse que está aguardando a liberação da FMF para liberar a venda de ingressos. Em caso de resposta positiva, este será o primeiro jogo do futebol brasileiro com público na temporada 2021.

Situação de Atlético-MG e Cruzeiro

Na mesma entrevista coletiva, o secretário de saúde de MG atualizou os dados dos municípios de Belo Horizonte e toda a região da chamada “Grande BH” avançou para a chamada “onda amarela”.

Ou seja, estão liberados para realização de eventos com público para até 300 pessoas, incluindo jogos de futebol.

PUBLICIDADE

Cabe ressaltar também que Conmebol e CBF ainda mantém a proibição de jogos com presença de torcida em suas competições.

 

LEIA MAIS

PUBLICIDADE