Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Olimpíadas: Derrota de Maria Portela no judô revolta brasileiros na internet

Judoca foi eliminada nas oitavas de final da categoria até 70kg após levar uma terceira punição. Torcida reclama de wazari não dado por juízes após VAR

Marjoriê Cristine
Colaborador do Torcedores

Crédito: Jonne Roriz/COB

A eliminação de Maria Portela nas oitavas de final do judô, na categoria até 70kg, nas Olimpíadas, gerou uma grande revolta nas redes sociais. Logo que o árbitro aplicou um terceiro shido (punição) para judoca brasileira, na luta contra Madina Taimazova, do Comitê Olímpico Russo, a internet inundou de postagens falando de roubo.  

No combate mais longo dos Jogos de Tóquio, cerca de quase 11 minutos, Portela reclamou de um wazari não computado. Isso aconteceu logo com três minutos de Golden Score. O árbitro de vídeo (VAR) foi consultado para rever a ação, mas os juízes não concederam a pontuação pelo golpe.

+Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

O medalhista olímpico Flavio Canto usou as redes sociais para mostrar sua indignação. O ex-judoca participou da transmissão da TV Globo como comentarista desta luta de Maria Portela.

“Não darem o wazari pra Portela.. pra que serve o VAR? Francamente. Lamentável”, escreveu no Twitter.

Bicampeão mundial de judô, João Derly mostrou sua indignação com a atuação dos juízes contra a conterrânea.

“Indignado… coração doendo aqui… choro contigo, Maria Portela. Nunca gostei de falar da arbitragem, mas meu Deus o que foi essa luta? Wazari não marcado e uma punição muito injusta!”, escreveu o ex-judoca no Twitter.

Veja as reações nas redes sociais:

Clube dá apoio nas redes sociais

A Sogipa, clube onde Maria Portela é atleta desde adolescente, se manifestou após a eliminação da judoca.

“Depois de DEZ MINUTOS de golden score, Maria Portela toma o terceiro shido, por falta de combatividade (?). TU É GUERREIRA, PORTELA! A MEDALHA DE HONRA É TUA!”, disse a conta oficial da equipe gaúcha.

LEIA MAIS:

Olimpíadas: Confira a programação de TV desta quarta-feira (28/07)

Brasil chega a 23 medalhas no judô na história das Olimpíadas; confira todos os medalhistas