Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Qual foi a melhor colocação do Brasil no ranking de medalhas?

Olimpíadas: Qual foi a melhor colocação do Brasil no ranking de medalhas?

Melhor participação do Brasil nas Olimpíadas foi jogando em casa, em 2016, quando terminou a competição na 13ª posição

Mariana Prince
escritora e jornalista formada pela PUCPR
PUBLICIDADE

O Brasil participou de 22 das 28 edições dos Jogos Olímpicos até hoje, ficando de fora apenas das cinco primeiras edições e das Olimpíadas de Amsterdã, em 1928. Ao todo, os brasileiros já conquistaram 129 medalhas olímpicas em toda a história.

Mas a melhor colocação do Brasil no ranking de medalhas aconteceu justamente na última edição, disputada aqui mesmo no Rio de Janeiro, em 2016.  O país ficou na 13ª colocação com 19 medalhas conquistadas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. No entanto, o desempenho ficou abaixo do esperado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tinha expectativas de terminar pelo menos em 10º lugar.

Antes disso, a melhor colocação havia sido nos Jogos de Londres em 2012, onde o país alcançou a 14ª posição, conquistando 17 medalhas: 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze.

PUBLICIDADE

Já as piores participações do Brasil aconteceram em sequência nas edições de Paris, em 1924, Los Angeles, em 1932, e Berlim, em 1936, quando os atletas brasileiros não conseguiu subir no pódio nenhuma vez.

Para a edição de Tóquio, o COB preferiu não estabelecer uma meta de medalhas para não colocar pressão nos atletas. Mas a expectativa é que o desempenho seja semelhante ao do Rio 2016.

 

LEIA MAIS

Olimpíadas de Tóquio: Quais esportes vão ser disputados pela primeira vez?

Olimpíadas: confira os brasileiros com mais medalhas

Michael Phelps é o maior medalhista olímpico da história; conheça os outros!