Home Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio: por que a Rússia vai ser chamada pela sigla ‘“ROC”?

Olimpíada de Tóquio: por que a Rússia vai ser chamada pela sigla ‘“ROC”?

Por conta de punição, país vai competir sobre a bandeira de seu comitê olímpico

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Não estranhe a ausência da bandeira russa durante a Olimpíada de Tóquio. O branco, o azul e o vermelho não serão hasteados, mas os atletas vão competir pelas cores ainda assim. O que acontece é que a Rússia vai disputar os Jogos sobre outra “identidade”.

PUBLICIDADE

O país cumpre uma severa punição por conta do escândalo do doping sistemático de seus atletas nos últimos anos. Em decisão de dezembro, o CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) excluiu a Rússia das duas próximas Olimpíadas de Verão e de Inverno, portanto os Jogos deste ano, que começam oficialmente nesta sexta-feira, e a de 2022.

O resultado é que os russos terão de competir sob uma bandeira neutra — uma chama com traços brancos, azuis e vermelhos sobre os tradicionais anéis olímpicos — e identificados pela sigla ROC, em referência ao Comitê Olímpico Russo. Há até a possibilidade de uma música sonora ser tocada no lugar do hino nacional A ideia da punição é que Rússia não consiga ter sua imagem atrelada à das Olimpíadas.

PUBLICIDADE

A mudança de identidade não é novidade para os russos, que disputaram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, na China, com atletas chamados de “atleta olímpico da Rússia”, assim como o campeonato mundial de atletismo de 2019.

Serão mais 330 atletas da Rússia (ou melhor, da ROC) competindo na Olimpíada de Tóquio. A projeção da delegação russa é a quebra do recorde no número de medalhas, que chegou a 56, sendo 19 delas de ouro, nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

LEIA MAIS

Olimpíada de Tóquio: Argentina perde e Egito segura a Espanha no grupo C

Olimpíadas: Os maiores artilheiros do futebol na competição

PUBLICIDADE

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol masculino

Olimpíada de Tóquio: Holanda e Zâmbia fazem jogo histórico de 13 gols no futebol feminino