Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Os maiores artilheiros do futebol na competição

Olimpíadas: Os maiores artilheiros do futebol na competição

Confira os maiores artilheiros e artilheiras da torneio de futebol das Olimpíadas

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O torneio de futebol é um dos mais prestigiados dos Jogos Olímpicos. Basta ver a comemoração que fizemos com ouro dos homens, em 2016, e como o esporte entre as mulheres cresceu após os pódios de Marta, Cristiane e cia, assim como a obsessão delas pela primeira medalha de ouro.

PUBLICIDADE

Além do prestígio, a competição deixa marcas históricas e pode consagrar tanto craques mundiais como jogadores “desconhecidos”, especialmente no masculino, em que o torneio é disputado por jogadores abaixo dos 23 anos. Basta dar uma olhada na lista dos maiores artilheiros das Olimpíadas.

Entre os homens, o dinamarquês Sophus Nielsen, jogador profissional entre 1904 e 1921, e o húngaro Antal Dunai, cuja carreira se transcorreu entre o começo dos anos 1960 e o primeiro ano da década de 1980. Já entre as mulheres, um nome conhecidíssimo: justamente o de Cristiane, que pode na Olimpíada de Tóquio pode ser ultrapassada por ninguém menos que Marta, segunda colocada junto de Christine Sinclair, outra que ameaça a marca da nossa Cris.

PUBLICIDADE

Confira a lista completa a seguir:

Maiores artilheiras do futebol das Olimpíadas

  1. Cristiane (Brasil): 14 gols
  2. Christine Sinclair (Canadá) e Marta(Brasil): 12 gols
  3. Birgit Prinz (Alemanha): 10 gols

Maiores artilheiros do futebol das Olimpíadas

  1. Sophus Nielsen (Dinamarca) e Antal Dunai (Hungria): 13 gols
  2. Ferenc Bene (Hungria): 12 gols
  3. Domingo Tarasconi (Argentina) e Pedro Petrone (Uruguay): 11 gols
  4. Gottfried Fuchs (Alemanha) e Kazimierz Deyna (Polônia): 10 gols

LEIA MAIS

Olimpíada de Tóquio: Holanda e Zâmbia fazem jogo histórico de 13 gols no futebol feminino

Olimpíada de Tóquio: Bia Zaneratto, do Palmeiras, se destaca na estreia da seleção brasileira feminina

Olimpíadas de Tóquio: Com show e recorde de Marta, Brasil goleia a China

PUBLICIDADE

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol feminino

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol masculino