Home Esportes Olímpicos Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol feminino

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol feminino

Com todas as seleções já definidas, confira quais têm as maiores chances de conquistar a medalha de ouro — e quem pode surpreender

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O torneio de futebol feminino da Olimpíada de Tóquio está tão perto que vai começar antes mesmo do início oficial dos jogos, marcado para a próxima sexta-feira (23).

PUBLICIDADE

Na quarta (21), as mulheres já vão à campo para a primeira rodada. E você pode acompanhá-las já sabendo quem são as favoritas, depois de conferir o pequeno guia abaixo, das seleções com maiores chances de medalha de ouro:

Seleções com chances de medalha de ouro no futebol feminino

Holanda

A Holanda chega à Tóquio como uma das mais consistentes equipes do último ciclo olímpico, campeã da Eurocopa de 2017 e vice-campeã da Copa do Mundo de 2019.

PUBLICIDADE

Parte do segredo está em seu elenco estrelado, liderado por Viviane Miedema, a artilheira que joga no Arsenal, e complementado luxuosamente por Lieke Mertens, meia-atacante do Barcelona que foi eleita a Melhor do Mundo em 2017. Sem falar em Sherida Spitse, do Ajax, e Shanice van de Sanden, do Wolfsburg.

Brasil

A seleção brasileira de futebol feminino chega à mais uma edição das Olimpíadas com chances reais de medalha. Em Tóquio, porém, a força da equipe não está mais na genialidade de Marta ou na irreal consistência de Formiga. As duas seguem como as referências irrefutáveis mas, veteranas, abrem espaço para o conjunto armado pela treinadora Pia Sundhage.

Na preparação, o Brasil da técnica Sueca não mostrou exatamente brilhantismo, mas a segurança que pode ser decisiva para a disputa do pódio. Para o ouro, porém, Debinha, do North Carolina Courage, Bia Zaneratto, do Palmeiras, e Ludmila, do Atlético de Madrid, terão de estar na ponta dos cascos.

EUA

Simplesmente não há como não considerar os Estados Unidos como uma das seleções favoritas à medalha de ouro. Só a tradição e o contínuo trabalho de uma equipe tetracampeã olímpica já é suficiente para colocar a equipe na briga pelo pódio.

PUBLICIDADE

O ataque “pesado”, então, formado por Alex Morgan, do Orlando Pride, a veterana Carli Lloyd, do NY Gotham, e a grande estrela Megan Rapinoe, do Seattle Reign, sobe automaticamente a chance do ouro na Olimpíada de Tóquio. E ainda há a meias Rose Lavelle, do OL Reign, e Kristie Mewis, do Houston Dash.

Suécia

A mesma consistência dos EUA pode ser vista na seleção da Suécia. Vice-campeãs nos Jogos do Rio, em 2016, as suecas chegam em Tóquio com uma equipe entrosada e com fortes opções de ataque. A principal delas é  Sofia Jakobsson, a camisa 10, a diferenciada, meia-atacante do Bayern de Munique.

Já Joana Andersson, ala do Chelsea, e a dupla de meio, formada pela veterana Caroline Seger e pela talentosíssima Kosovare Asllani, atletas de FC Rosengård e Real Madrid, respectivamente, são o coração da  equipe, atuando pela faixa central no consolidado sistema de três defensoras do técnico Peter Gerhardsson. Lá atrás, a goleira Hedvig Lindahl, uma das melhores do mundo e que defende o Atlético de Madri, segura tudo.

 

PUBLICIDADE

Seleções que podem conquistar medalha no futebol feminino

Grã-Bretanha

Apesar de contar com Lucy Bronze, lateral do Manchester City eleita a Melhor do Mundo ao final de 2020, e com uma série de atletas da fortalecida Premier League — como Fran Kirby, do Chelsea, Nikita Paris, do Arsenal, e Keira Walsh, do City —, a seleção da Grã-Bretanha não é exatamente uma candidata ao ouro.

As questões do entrosamento da equipe, já que ela não existe nas competições da FIFA, e da pouca tradição no torneio, podem ser preponderantes nos momentos decisivos. Um pódio, no entanto, pode acontecer.

Canadá

O caso é o contrário do Canadá. Não há tantos talentos nas Cannucks como nas outras favoritas. Dá para citar a ala Ashley Lawrence, do PSG e a veterana Christine Sinclair, do Portland Thorns, que são cercadas de jogadoras velozes pelas pontas, mas não muito mais que isso.

Ao mesmo tempo, a seleção canadense, vem de dois bronzes nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, e portanto a experiência e o entrosamento necessários para entrar na disputa pelo pódio.

PUBLICIDADE

Japão

O Japão, por sua vez, tem um grupo que visa, no fim das contas, mais a renovação do que a consagração. A zagueira Moeka Minami e a meia Yuzuho Shiokoshi, ambas do Urawa Reds, são as principais expoentes da nova geração que tenta ser emplacada pela seleção.

A combinação dos jovens talentos com a experiência da zagueira Saki Kumagai, do Bayern de Munique, e a atacante Mana Iwabuchi, do Arsenal, além claro, do famoso “fator” casa, colocam as japonesas com chances, ainda que remotas, de beliscar o pódio.

LEIA MAIS

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol masculino

Esquenta para as Olimpíadas: relembre quais os medalhistas olímpicos brasileiros na Rio 2016

PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos: França terá carrasco do Palmeiras no Mundial da Fifa

Egito não terá Salah para a disputa das Olimpíadas de Tóquio