Home Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio: com Biles na reserva, russas ficam com o ouro na ginástica por equipes

Olimpíada de Tóquio: com Biles na reserva, russas ficam com o ouro na ginástica por equipes

Angelina Melnikova, Viktoriia Listunova, Vladislava Urazova e Liliia Akhaimova quase bateram 170 pontos e quebraram mais de dez anos de domínio estadunidense na prova

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Os Jogos Olímpicos tem novas campeãs da ginástica artística por equipes, as russas. Na manhãzinha desta terça-feira, Angelina Melnikova, Viktoriia Listunova, Vladislava Urazova e Liliia Akhaimova fizeram 169,528 pontos e conquistaram o ouro para o Comitê Olímpico Russo.

PUBLICIDADE

A vitória foi confirmada no solo, com Angelina Melnikova, e quebrou uma sequência de mais de dez anos de vitória da equipe dos EUA em grandes competições mundiais da modalidade. A última vez que as americanas não foram campeãs foi em 2010, no Campeonato Mundial.

Já a última vitória das russas na ginástica por equipes se deu em 1992, na Olimpíada de Barcelona. Curiosamente, assim como em Tóquio, elas competiram sob uma bandeira neutra, a do Time Unido das ex-repúblicas soviéticas.

PUBLICIDADE

Biles na reserva ajudou as russas no ouro na ginástica

Além do óbvio mérito das ginastas russas, um fato importantíssimo ajudou na conquista do ouro na Olimpíada de Tóquio. Simone Biles, dona de cinco medalhas olímpicas (sendo quatro de ouro e uma de bronze), acabou ficando na reserva.

A atleta, verdadeiro fenômeno da ginástica, cometeu uma falha no salto, ainda na etapa classificatória, e acabou retirada dos demais aparelhos. Segundo a Federação de Ginástica dos Estados Unidos, a ginasta teve problemas médicos e ficou de fora das séries decisivas. Mesmo assim, a equipe dos EUA ficou com a medalha de prata, com 166,096 pontos.

LEIA MAIS

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Olimpíada de Tóquio: Fernando Scheffer conquista o bronze nos 200m livre

PUBLICIDADE

Olimpíada de Tóquio: Álvaro e Alison são derrotados por dupla americana

Olimpíada de Tóquio: Ágatha e Duda perdem para chinesas na fase de grupos