Tóquio 2020: Esperança de medalha para o Brasil é pego no doping

Tóquio 2020 prometia ao menos uma medalha certa para o Brasil no Levantamento de Peso, mas o doping de Fernando Reis está mudando o prognóstico inicial

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Crédito: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Fernando Reis, uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, foi pego no exame antidoping nesta sexta-feira (16).

Um dos favoritos no levantamento de peso acabou sendo flagrado no doping dias antes de embarcar para a disputa dos Jogos em Tóquio, capital japonesa.

Fernando acabou testando positivo para o chamado Hormônio de Crescimento em exame realizado no dia 11 de junho, divulgado apenas nesta sexta-feira (16).

A suspensão foi confirmada por nota oficial da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, divulgada pouco depois da informação antecipada pelo GE.

Além disso, a reportagem do jornal O GLOBO confirmou que o hormônio é introduzido no organismo  de forma injetável. Ou seja, essa substância (que faz parte da lista de proibições) pode levar Fernando Reis à quatro anos de suspensão.

Mesmo diante desta situação, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ainda não se pronunciou quanto ao caso. O Torcedores.com tentou contato, mas ainda não obteve resposta.

Fernando Reis: Uma das maiores esperanças em Tóquio para o Brasil

Fernando Reis é atual tricampeão dos Jogos-Pan Americanos. Foi quinto colocado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e bronze no Mundial de Levantamento de Peso em 2018 após desclassificação de Rustam Djangabev, que testou positivo para antidoping.

O resultado original no Mundial realizado em 2018 havia sido o quarto lugar com 436kg na soma arranco + arremesso, contra 447kg do uzbeque na categoria +109kg.

Cabe ressaltar que Fernando Reis estava treinando no Centro de Instalações do Time Brasil, localizado na sede do COB, para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Nota oficial da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso

“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.

O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.”

LEIA MAIS