Com mais uma rodada do Brasileirão se aproximando — a 18ª, no caso —, os times finalizam seus treinos, preparações e análises para encarar seus adversários do fim de semana. Só há um elemento que ninguém consegue controlar, a lei do ex.
A talvez mais imparável força do futebol mundial de todos os tempos vai ameaçar, e muito, as defesas das equipes na penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Nada menos que 21 jogadores enfrentarão seus ex-clubes nos próximos dias. Quais deles irão marcar? Confira as possibilidades abaixo.
Sport x Chapecoense
Em Sport e Chapeconse, o jogo que abre a 18ª rodada do Brasileirão, a lei do ex está mais tímida, mas bem posicionada. Paulinho Moccelin, uma das principais armas ofensivas do Leão, atuou entre 2020 até o meio de 2021 na Chape, antes de fechar sua ida para recife. Do lado da Chape, o ponta Mike, titular nas últimas partidas, jogou na Ilha do Retiro entre 2014 e 2015.
Santos x Flamengo
Pobre do Santos. Não bastasse a ameaça ofensiva do Flamengo por si só, que empilha goleadas sob o comando de Renato Gaúcho, o Peixe terá de lidar com nada menos que quatro candidatos à lei do ex. O mais perigoso dele, e que já aplicou-a três vezes em 2020, é Gabigol.
Depois, temos Diego, Thiago Maia e Gustavo Henrique, que podem vazar a já problemática defesa santista a qualquer momento. Pelo menos Bruno Henrique, lesionado, está de fora da partida. Em compensação, o time de Fernando Diniz pode usar de Pará no segundo tempo, se precisar de um apelo mais místico para movimentar o placar.
Palmeiras x Athletico
Outro movimentado confronto da 18ª rodada, sob a majestosa ótica da lei do ex, é o disputado entre Palmeiras e Athletico Paranaense. São dois candidatos de cada lado, mas o do Verdão é mais ameaçador. Raphael Veiga e Rony, afinal de contas, são destaque da equipe de Abel Ferreira, além de titulares.
António Oliveira, por sua vez, terá de treinar bem as bolas paradas para usufruir de Thiago Heleno, que atuou no Palmeiras em 2012, ou de uma boa substituição, acionando Carlos Eduardo, que vestiu a camisa alviverde em 2019, no segundo tempo.
Gremio x Corinthians
Felipão que deve estar bastante preocupado para o próximo compromisso do Grêmio do Brasileirão. Vindo de uma goleada e ainda na zona de rebaixamento, o técnico não tem nenhum candidato à lei do ex para o jogo contra o Corinthians.
Já o Timão tem dois titulares: o lateral Fábio Santos, que jogou no sul entre 2009 e 2011 e de onde saiu para sua primeira passagem pelo Parque São Jorge, e o meia Giuliano, recente reforço que jogou pelo Tricolor Gaúcho entre 2016 e 2017.
América-MG x Ceará
Em América-MG e Ceará, o Coelho sai na frente. Afinal, tem não só Juninho Valoura que jogou pelo Vozão em 2014, como Felipe Azevedo, que tem nada menos que duas passagens pela equipe cearense, em 2012 e em 2018.
O Ceará, por sua vez, terá de aproveitar os escanteios para acionar a forte cabeçada do zagueiro Messias, que foi jogador americano na última temporada.
Red Bull Bragantino x Atlético-MG
Se depender da lei do ex, o líder Atlético-MG está ameaçado contra o Red Bull Bragantino. Além de não ter nenhum jogador que passou pelo Massa Bruta, o time sofre com o perigo de sofrer gol de Alerrandro, revelado na cidade do Galo, e de encontrar um paredão no goleiro Cleiton, esta em uma outra “interpretação” da lei.
Fluminense x Bahia
Para deixar o confronto direto entre os ameaçados pelo Z4 ainda mais equilibrado, temos um candidato à lei do ex para cada lado. Pelo Fluminense, o atacante Lucca, que jogou no Bahia em 2018 e tem sido titular com o técnico Marcão. Já o Bahia tem o meia Danielzinho, revelado em Xerém e de onde saiu para compor o Esquadrão de Aço.
Fortaleza x Cuiabá
Finalmente, em Fortaleza e Cuiabá, a ameaça é contra a equipe do técnico Vojvoda, que ocupa a nobre 3ª colocação da tabela. Na defesa cuiabana, o zagueiro Paulão, o “Caveirão”, deve gelar a espinha do torcedor do Leão do Pici à cada bola parada em que subir ao ataque.
LEIA TAMBÉM
Dirigente do Grêmio diz que goleada do Flamengo foi sorte: “Copa do Brasil já era”
Atacante da clube Série A fechou com equipe do futebol mexicano

