Home Futebol Clubes espanhóis não irão liberar seus jogadores para Eliminatórias da Copa do Mundo

Clubes espanhóis não irão liberar seus jogadores para Eliminatórias da Copa do Mundo

Atletas que atuam na Espanha não poderão defender as seleções sul-americanas na rodada tripla das Eliminatórias

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Depois do anúncio de veto oficial da Premier League, mais uma liga europeia promete dar trabalho as seleções da América do Sul. LaLiga, através de publicação em seu site, tomou a mesma atitude e informou que irá dar todo apoio aos clubes espanhóis para não liberarem os jogadores na próxima Data-Fifa.

PUBLICIDADE

Confira a nota de LaLiga em relação as Eliminatórias da Copa do Mundo

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJOYmNnVlVSYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“Em relação à grave decisão unilateral da FIFA de aumentar em dois dias, de 9 para 11 dias em setembro e outubro, o período internacional da FIFA para a confederação da CONMEBOL, sem abordar outras soluções que foram levantadas no Fórum das Ligas Mundiais, LaLiga quer comunicar que apoiará em todas as áreas a decisão dos clubes espanhóis de não liberarem seus jogadores pertencentes a seleções nacionais para a convocação da CONMEBOL, e tomará as medidas judiciais cabíveis contra esta decisão que afeta a integridade da competição ao não permitir a disponibilidade dos jogadores.

PUBLICIDADE

No momento são 25 jogadores de 13 clubes diferentes, número que poderá ser ampliado quando forem anunciadas as convocatórias para o Equador e a Venezuela. A associação espanhola entende que o calendário mundial não pode e não deve ser modificado desta forma, especialmente quando existem soluções alternativas.

A LaLiga, através do Fórum das Ligas Mundiais, já manifestou o seu desconforto nesta situação e na ausência de sensibilidade para com os clubes, sobre um tema, como o calendário internacional, que é definido e acordado com 4 anos de antecedência e ao qual o nacional ligas já se adaptaram tendo em conta as circunstâncias do COVID, mas sempre de forma acordada entre todas as partes envolvidas.

LaLiga convocará os clubes afetados para uma reunião nos próximos dias. “

Impacto nas Eliminatórias

Conforme citado na nota, 25 jogadores irão desfalcar as seleções de seus países. No caso do Brasil, as ausências serão de Éder Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid. Somando os jogadores da Premier League, Tite não poderá contar com 11 jogadores da convocação inicial.

PUBLICIDADE

Até o momento a CBF não se pronunciou sobre os vetos das entidades em relação as Eliminatórias. Vale citar que é possível que outras ligas tomem o mesmo rumo. Dessa forma, é possível que uma nova convocação tenha que ser realizada, mas desta vez, com maioria de jogadores que atuam no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Copa do Brasil terá público nas quartas? Veja a situação de cada time
Brasileirão: ataque, defesa, melhores mandantes e mais; veja as estatísticas após o fim da 17ª rodada
Arrascaeta, Douglas Costa e mais: confira os 5 maiores dribladores do Brasileirão
Paralimpíadas: Time Brasil entra com samba e muita festa na Abertura
“Diretaço” em torcedor do Nice pode render gancho enorme para membro da comissão do Olympique de Marseille; assista
Técnico da Juventus diz que Cristiano Ronaldo não tem ‘tratamento especial’ no clube
Barcelona ou futebol inglês: agente de Coutinho fala do futuro do jogador
Mercado da Bola: PSG quer negociar três jogadores até o fim da janela; veja os nomes