Home Esportes Olímpicos Guia brinca e explica porque não quis ‘aumentar’ recorde de Yeltsin: ‘Experiência’

Guia brinca e explica porque não quis ‘aumentar’ recorde de Yeltsin: ‘Experiência’

Em entrevista, os dois competidores ainda revelaram que 100ª medalha de ouro nas Paralimpíadas os motivou na busca pelo lugar mais alto do pódio

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O Brasil pôde finalmente comemorar sua 100ª medalha de ouro na história das Paralimpíadas, nesta terça-feira (31). E como não poderia deixar de ser, o atletismo, maior expoente de premiações para o país, foi o palco para Yeltsin Jacques e seu guia brilharem em Tóquio.

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

O título aconteceu nos 1.500m da categoria T11, em que os competidores brasileiros ganharam com folga. Depois da cerimônia da entrega das medalhas e do hino ser tocado, o parceiro do competidor, Bira, explicou em tom bem-humorado sobre sua decisão de não apertar o passo para tentar o recorde mundial:

PUBLICIDADE

“Segurei porque… experiência de guia. A gente não pode quebrar um recorde muito baixo, senão depois fica mais complicado. […] Só que a gente tinha uma passagem forte, que estava combinada já, e essa passagem ficaria próxima do recorde. Então se a gente chegasse, como nós chegamos ali no final, com folga e com condições, a gente bateria.

Yeltsin Jacques também deu entrevista e descreveu como foram as últimas horas de preparação para a decisão do atletismo: “Hoje de manhã o Bira me falou isso, e me deu motivação: ‘Ó, a gente tem chance de fazer história mais uma vez, centésimo ouro do Brasil na história das Paralimpíadas'”.

Leia mais:

Paralimpíadas: Jerusa e Thalita são desclassificadas nos 100m rasos T11

Foi por pouco! Brasil domina, mas fica com prata no revezamento 4x100m

Paralimpíadas: Favorita, Mariana Ribeiro fatura bronze nos 100m livre

Goalball: Brasil faz 9×4 ‘fora o baile’ na Turquia para avançar às semis