Home Mercado da Bola Ricardo Rocha no Cruzeiro: Relembre os trabalhos do ex-zagueiro como dirigente

Ricardo Rocha no Cruzeiro: Relembre os trabalhos do ex-zagueiro como dirigente

Ricardo Rocha assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o ex-zagueiro Ricardo Rocha foi contratado pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues para exercer a função de coordenador de futebol do Cruzeiro. Ele chega ao clube indicado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Dessa forma, irá trabalhar junto a Rodrigo Pastana, diretor-executivo de futebol do clube.

PUBLICIDADE

Como jogador, Ricardo Rocha tem um currículo de fazer inveja. Afinal, ele atuou por Santa Cruz, Guarani, São Paulo, Santos, Vasco, Fluminense e Flamengo. No exterior, defendeu o Sporting, Real Madrid e Newell’s Old Boys.

Além disso, o Xerife integrou o grupo da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994. Ou seja, experiência não lhe falta para ajudar a comandar o futebol do Cruzeiro. Após pendurar as chuteiras, ele trabalhou como comentarista do Sportv, ESPN, FOX Sports, SBT e Record.

PUBLICIDADE

Sua chegada a Toca da Raposa servirá também para ser o elo de ligação entre dirigentes, jogadores e a comissão técnica encabeçada por Vanderlei Luxemburgo. A função é a mesma que exerceu nos tempos de Criciúma, São Paulo, Santa Cruz e CRB.

O Torcedores.com aproveitou a chegada de Ricardo Rocha no Cruzeiro para fazer uma análise da atuação ex-zagueiro como dirigente. Veja abaixo o levantamento feito pela reportagem. E tire suas próprias conclusões…

2007 | CRB

Na primeira experiência como dirigente, Ricardo Rocha fez uma parceria entre o clube e o Atlético-MG. Na época, Roberto Firmino, atacante do Liverpool, estava começando a carreira e o CRB disputava a Série B do Brasileirão. Em campo, o time fez boa campanha, terminou em oitavo, com 53 pontos, e até brigou pelo acesso junto com o Vitória que conseguiu o acesso.

2008 | Santa Cruz

Ricardo Rocha foi contratado pelo clube que o revelou para comandar o departamento de futebol do Santa Cruz. Com poucos recursos em caixa, o dirigente não conseguiu formar um elenco competitivo para disputar a Série C do Brasileirão. Dessa forma, o time terminou na lanterna do grupo. Dessa forma, foi rebaixado para a quarta divisão nacional.

PUBLICIDADE

2018 | São Paulo

Foi contratado para comandar o departamento de futebol tricolor ao lado dos ídolos Raí e Diego Lugano. No entanto, o ex-zagueiro se desentendeu com alguns dirigentes após a demissão de Diego Aguirre na reta final do Campeonato Brasileiro de 2018. No fim da competição, ele foi dispensado pelo clube. 

2019 | Criciúma

Após deixar o São Paulo, Ricardo Rocha foi contratado para reestruturar o departamento de futebol do Criciúma. Lá, ocupou o cargo de assessor de futebol do clube. Após três meses, ele deixou o clube por não concordar com as demissões do técnico Doriva e do diretor de futebol Nei Pandolfo.

LEIA MAIS: 

César volta a treinar cinco meses após sofrer grave lesão; goleiro tem futuro indefinido no Flamengo 

Grêmio ganha concorrência de clube alemão, que também tem interesse em Carlos Vinícius 

Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro: Relembre o trabalho do treinador nos últimos 10 anos