Home Tênis Beach Tennis: regras, movimentos e como jogar o tênis de praia

Beach Tennis: regras, movimentos e como jogar o tênis de praia

Das regras aos principais movimentos, confira tudo o que você precisa saber sobre o beach tennis, o “esporte sensação”

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Se você ainda não conhece o beach tennis, saiba que é apenas uma questão de tempo até ele chegar a você e seus amigos. O esporte é um dos que mais cresce, em praticantes e em locais de jogo, no país, especialmente no sudeste.

PUBLICIDADE

O tênis de praia “se aproveitou” do contexto pandêmico para se espalhar. Além de ser praticado dentro de um certo isolamento entre os jogadores, ele precisa de menos pessoas para ser jogado, pelo menos quando comparado ao basquete, ao futebol e ao vôlei.

Não tarda, então, e o beach tennis chegará até você. Ou você irá até ele. Independentemente de como ou de sua motivação para a prática, apresentamos um pouco mais sobre o esporte, suas regras e seus movimentos, para dar aquela noção antes de começar a jogar. Confira:

PUBLICIDADE

As regras do beach tennis

O beach tennis é, basicamente, uma mistura entre tênis, badminton e vôlei de praia. Do primeiro, leva-se o nome e o sistema de pontuação; do segundo a dinâmica dos movimentos e fundamentos; do terceiro, ora, a quadra e o ambiente.

A contagem dos pontos, por exemplo, é muito similar à do tênis. Um jogo ocorre por uma disputa de melhor de três sets (quem vence dois ganha a partida). Para levar um set, é preciso ganhar 6 games, e cada game é vencido por quem faz o quarto ponto primeiro, com a pontuação contada em 15 (1º ponto), 30 (2º), 40 (3º) e game (4º), assim como no esporte da bolinha amarela. A única diferença é que não há disputada de vantagem em caso de empate em 40 a 40. Os jogadores que fizerem o quarto ponto primeiro, levam o game direto.

Uma rápida olhada na quadra do tênis de praia revela, imediatamente, a inspiração no vôlei de praia. A rede, por exemplo, é suspensa, com 1,7 metros de altura e entre 4,5m (simples) e 8m (duplas) de largura. O comprimento da quadra é de 16m, sempre.

Como jogar: os principais movimentos do beach tennis

Já do badminton, como falamos, o beach tênis “emprestou” a dinâmica do esporte. Ambos, afinal, são baseados em rebater um objeto leve por cima de uma rede, buscando que ele caia na quadra do seu adversário. Os movimentos, assim, são bastante similares.

PUBLICIDADE

São muitos voleios, portanto, de forehand (“de frente”) e de backhand (“de trás”), além de lobs (um “balão”), drop-shots (a “deixadinha”), e os smashs (rebatida direta de cima para baixo).

O saque

Entre as diversas semelhanças entre o tênis de praia e outros esportes, o saque é seu fundamento mais “único”. Ele pode ser feito de qualquer lugar, contanto que feito por trás da linha de fundo da quadra, a partir de qualquer movimento e sem segundas chances ou “let” (quando a bola resvala na rede e segue, e o lance volta).

A única exceção é o saque dos homens em partidas de duplas mistas. Nesse caso, o sacador deve pegar a bola de baixo para cima.

LEIA TAMBÉM

Quantos títulos o Brasil ganhou no Mundial de Beach Tennis?

PUBLICIDADE

Mundial de Beach Tennis 2021: conheça os convocados do Brasil para o torneio

Mundial de Beach Tennis 2021: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Quem é o melhor jogador do mundo de beach tennis?

Tudo sobre a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo

PUBLICIDADE

Quais times estão classificados para o Mundial de Clubes?

Lugano indica times brasileiros que podem vencer Real Madrid ou Barça

Palmeiras: Futuro de Abel Ferreira pode estar com dias contados e depende de uma condição