Home Tênis Mundial de Beach Tennis 2021: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Mundial de Beach Tennis 2021: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Saiba quando e onde assistir aos jogos e como funciona a competição de um dos esportes que mais cresce no Brasil

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O beach tennis, ou tênis de praia, chega ao mais importante capítulo de sua história no país. O esporte, que cresceu vertiginosamente no Brasil no último ano, em especial no estado de São Paulo, que tem mais de 500 quadras — e cuja capital experimentou um aumento de 66% no número de locais de prática —, terá a nona edição de seu Mundial disputada no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, em outubro.

PUBLICIDADE

Tricampeão (2016, 2018, 2019), o Time Brasil defende o título pela primeira vez jogando em casa, num evento que terá a participação de atletas de mais de 16 países e a transmissão de um grande canal de televisão e de outro de streaming.

Aquecendo para disputada os torcedores, praticantes e curiosos quanto ao beach tennis , preparamos um pequeno guia, com tudo o que você precisa saber sobre o Mundial, disponível logo abaixo. Confira:

PUBLICIDADE

Como funciona o Mundial de Beach Tennis?

O Mundial de beach tennis que será disputado no Brasil em 2021 é um torneio de equipes nacionais. Disputado por 16 seleções, tem uma dinâmica original, com três vertentes disputando um mesmo confronto. Cada seleção conta com seis atletas, sendo três mulheres e três homens.

Eles se juntam em três duplas diferentes, a masculina, a feminina, e a mista, para uma disputa de melhor de três entre os países; quem vencer duas partidas, leva o confronto. Mesmo, no entanto, que um time vença os dois primeiros jogos, o terceiro, tradicionalmente o de duplas mistas é disputado.

Todo o Mundial de beach tennis é disputado no formato de eliminatória, de mata-mata. As 16 seleções são pareadas em oito confrontos “únicos”, uma espécie de oitavas de final, mas chamado de 1ª fase. Depois, aí sim, são disputadas quartas, semifinais e final.

Onde assistir ao Mundial de Beach Tennis 2021?

O Mundial de beach tennis de 2021 terá a maior cobertura de sua história no Brasil. O torcedor, então, poderá assistir aos jogos em dois lugares diferentes, pela TV a cabo e pela internet.

PUBLICIDADE

Na televisão, o SporTV confirmou a transmissão de sete partidas, entre elas, claro, as semifinais e a final. Pela internet, o serviço de streaming TVNSports fará a cobertura completa, transmitindo todas as 15 partidas.

Calendário: quando começa o Mundial de Beach Tennis 2021?

O Mundial de beach tennis de 2021 começa a ser disputado no dia 4 de outubro, uma quinta-feira. Diferentemente da edição de 2019, em que as partidas eram disputadas em dias consecutivas, a edição deste ano do torneio terá um intervalo um pouco maior, e a final será disputada somente no dia 10, na quarta-feira da semana seguinte.

Os favoritos ao título da Copa do Mundo de Futsal 2021

Levando em consideração o ranking da Federação Internacional de Beach Tennis (ITF) — ligada à Federação Internacional de Tênis — são quatro as seleções favoritas ao título do Mundial de beach tennis: o Brasil, atual campeão, a Rússia, atual vice-campeã, a Itália, lar dos melhores jogadores do mundo no masculino e no feminino, e a Espanha, que caiu nas quartas de final na última edição, em 2019, mas tem bons representantes nos Top-10 mundiais.

LEIA TAMBÉM

Copa do Mundo de Futsal 2021: Tudo o que você precisa saber sobre a competição

PUBLICIDADE

Copa do Mundo de Futsal 2021: Saiba quando são os jogos do Brasil

Aos 61 anos, mãe de comentarista Roger Flores inicia trajetória em novo esporte, acumula títulos e sonha com Mundial

Tem espaço para o Daniel Alves? Confira quem são os laterais que ‘disputam’ posição com o jogador no Brasileirão

Corinthians: Fagner diz que mudou cor de tênis verde para evitar polêmica

PUBLICIDADE

Rio de Janeiro terá liberação de 50% de público para eventos esportivos

Veja uma seleção para valorizar na 21ª rodada do Cartola no Brasileirão

FIFA 22 anuncia oficialmente os 100 melhores jogadores da temporada