Home Tênis Em 5 sets, Djokovic bate Zverev e avança para sua 31ª final de Grand Slam

Em 5 sets, Djokovic bate Zverev e avança para sua 31ª final de Grand Slam

Djokovic devolveu a derrota na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio e fará sua 31ª final em Grand Slam, buscando seu 21º título para isolar-se como o maior campeão

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Novak Djokovic vence Alexander Zverev e avança para a grande final do US Open. Em 3h33 de jogo, o número 1 do mundo enfrentou grandes dificuldades com o serviço do alemão, mas passeou no quinto e decisivo set para carimbar sua vaga à final por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 6/2, 6/4, 4/6 e 6/2. O sérvio enfrentará o russo Daniil Medvedev no domingo (12), que se credenciou à final ao vencer o canadense Félix Auger-Aliassime por 3 sets a 0 (6/4, 7/5 e 6/2).

Aumentando sua marca para 36 vitórias e apenas 10 derrotas em jogos com quinto set na carreira, Djokovic alcançou sua 31ª final de Grand Slam e igualou Roger Federer como recordista. Até o momento, divide o posto de maior campeão empatado com o próprio Federer e também com Rafael Nadal, sendo 20 títulos para cada.

PUBLICIDADE

No entanto, pelo Major norte-americano, o sérvio possui três taças e amargou quatro derrotas em sete disputas de finais.

Em caso de título no domingo (12), Novak Djokovic será apenas o terceiro tenista na história do naipe masculino a vencer os quatro Grand Slams no mesmo ano. O australiano Rod Laver, presente na arquibancada deste jogo, conseguiu o feito na era amadora em 1962 e também na Era Aberta (adotada em 1968), no ano de 1969. Don Budge é outro tenista a realizar a façanha. O norte-americano faturou os títulos na era amadora em 1932.

PUBLICIDADE

Confronto geral

Este foi o quarto confronto do ano entre os tenistas e o décimo no geral. Djokovic venceu o adversário pela sétima vez, sendo a terceira em 2021. Além da vitória desta noite, o sérvio levou a melhor pelo ATP Cup da Austrália e nas quartas de final do Australian Open.

Zverev venceu na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio e posteriormente bateu o russo Karen Khachanov para faturar a medalha de ouro.

O jogo

1º SET

Djokovic abriu o jogo logo com um ace. Sacando muito bem, passou “limpo” no primeiro game e não cedeu nenhum ponto ao adversário. Num rali de 17 trocas de bola, o primeiro ponto do segundo game veio para Zverev após o sérvio cometer um erro não forçado. Variando muito bem seu serviço, o alemão empatou o set. Mantendo o ótimo serviço, Nole abriu 2/1 após um belo saque e voleio. No quarto game, com um ace a 202km/h, o alemão empatou.

Zverev venceu outro rali. Após 14 trocas, executou o ponto em uma linda cruzada e abriu 15-30. No entanto, Djokovic se recuperou e confirmou seu serviço, 3/2. Desta vez, quem não viu a cor da bola foi o sérvio. Zverev acelerou o saque e venceu todos os pontos de seu game de serviço. Em uma excelente aula de defesa e de demonstração de preparo físico, Zverev conseguiu o primeiro break-point do jogo após defender um drop shot de Djokovic. O alemão subiu à rede e colocou a bola na quadra adversária também muito rente à rede. O sérvio até conseguiu chegar e passar a bola com muito esforço, mas o alemão ficou com a quadra aberta, concluindo o ponto e levantando a torcida na Arthur Ashe Stadium. Entretanto, Djokovic se recuperou rapidamente. Com outra largadinha, surpreendeu Zverev, que parou na rede. Sacando bem, Nole confirmou seu serviço, deixando o placar em 4/3.

PUBLICIDADE

Subindo à rede, Zverev tentou fechar o ângulo usando a altura à seu favor, mas Djokovic conseguiu golpear. O número 4 do mundo até conseguiu defender no reflexo, mas o sérvio estava próximo e, com força, concluiu o ponto numa diagonal curta, 15-30. Porém, Zverev fechou a porta para a reação e empatou a parcial em 4/4. No nono game houve a primeira quebra de serviço do jogo. Djokovic não obteve o mesmo sucesso dos games anteriores. Aproveitando a piora acentuada na qualidade do saque do sérvio, Zverev fez um game muito sólido, pressionou o serviço e passou à frente em 5/4 após dupla falta do adversário. Ao contrário de Djokovic, o alemão manteve a excelente performance servindo e abriu 40-0 no game. Apesar de sofrer dois pontos consecutivos, fechou o set em 6/4 em um erro bizarro de Djokovic, que pegou mal na bola e isolou.

Zverev venceu impressionantes 94% de seus pontos de primeiro saque no set.

2º SET

Com 40-30 no primeiro game, Djokovic repetiu o erro derradeiro do primeiro set e novamente isolou a bola, cedendo empate. Ainda desperdiçou outra vantagem, mas se recuperou e saiu na frente do segundo set. Djokovic teve seu primeiro break-point no jogo após um erro de Zverev. Depois de um bom saque abrindo o lado direito da quadra aberta, o alemão tentou pegar Djokovic no contrapé, porém acabou errando. Numa dupla falta, Djokovic enfim quebrou o serviço adversário e abriu 2/0. No terceiro game, o sérvio ganhou todos os pontos e abriu 3/0. Zverev ganhou o quarto game e chegou a abrir 15-30 no serviço de Djokovic, que escorregou e não alcançou a bola. Mas o número 1 do mundo reagiu e colocou 4/1 no marcador. Após confirmações de ambos nos serviços, o sétimo game indicava 5/2. Com um erro não forçado de Zverev, Nole quebrou o serviço e empatou o jogo em 1 a 1.

Apesar de ter perdido o primeiro set, o sérvio estava bem na partida e manteve o nível. Já Zverev, entretanto, foi bem aquém. O alemão sentiu a quebra logo no começo do segundo set. Não conseguiu impor seus saques, sua principal arma na parcial anterior. Viu seu adversário dominar os pontos e sentiu psicologicamente o momento.

PUBLICIDADE

3º SET

Zverev voltou mais agressivo no terceiro set e teve um break-point à favor. Apesar de o alemão mandar um backhand nos pés, Djokovic conseguiu um belo voleio e venceu o ponto, empatando o game e posteriormente impôs seu serviço, largando na frente. Usando muito as deixadinhas para tentar diminuir o ritmo em alguns momentos do jogo, Nole venceu outro ponto desta maneira. Porém, no ponto seguinte, sua esquerda ficou na rede e Zverev empatou a parcial. Com direito a dois aces no game, o número 1 do mundo fez 2/1, mas o adversário conseguiu um game limpo e  também confirmou o serviço.

Djokovic sacou e foi à rede. Zverev, em uma incrível passada de backhand na paralela, fez um belo ponto no contrapé e abriu dois break-points. O sérvio escapou do buraco e virou o game, conseguindo um belo golpe na linha para fazer 3/2. Assim como em seu serviço anterior, Zverev não perdeu nenhum ponto e empatou o set anotando dois aces consecutivos. Jogando muito bem o ponto, o alemão foi à rede para pressionar, mas Djokovic conseguiu acelerar uma bola em cima do corpo de Zverev, que não teve tempo de executar bem o voleio e ficou na rede. Djokovic se mostrou antenado ao fechar o game. Com velocidade para responder à uma largadinha do adversário, colocou a bola ainda mais rente à rede para deixá-lo sem reação.

Preparando bem o ponto, Djokovic primeiro aprofundou o golpe, depois deu uma largadinha e, por fim, aproveitou a ida de Zverev à rede para aplicar um lindo lob, sem chances para devolução. Logo na sequência se colocou em vantagem com 5/4 no placar. Ditando o ritmo e demonstrando muita paciência, Djokovic faturou três longos ralis consecutivos no serviço do alemão e conseguiu três set-points. Zverev se recuperou e venceu as outras duas longas disputas.

Inclusive, a última chegou a impressionantes 53 trocas de variados e incríveis golpes. O alemão executou o ponto em uma linda cruzada, arrancando efusivos aplausos e suspiros da torcida. No entanto, acostumado à momentos decisivos, o 20 vezes campeão de Grand Slam quebrou o serviço e definiu o 6/4 num smash junto à rede.

PUBLICIDADE

4º SET

Movendo bem seu adversário, Zverev empatou o em 1/1 após forçar Djokovic subir à rede em sua largadinha, ficando com a quadra aberta para pontuar. O terceiro game foi movimentado e muito equilibrado, com o sérvio usando suas largadinhas e o quatro do mundo subindo à rede com mais frequência. Isso ocasionou o revezamento de boas passadas para Djokovic, como também abertura de espaços para Zverev. Se defendendo muito bem após três igualdades, o alemão anotou um winner na paralela e quebrou o saque, passando à frente do placar por 2/1. Mantendo o ótimo momento na partida, confirmou seu serviço em 3/1.

Tentando reequilibrar o jogo, Nole faturou seu game e ofereceu dificuldades, mas Zverev se manteve firme, e preciso em momentos de pressão, abrindo 4/2. Ambos confirmaram os dois games seguintes, com o alemão passando com tranquilidade, vencendo todos os pontos de seu serviço. Enfrentando dificuldades, Djokovic viu o adversário empatar o game com uma bela cruzada de esquerda. No ponto decisivo, mesmo mal executado, o sérvio aplicou um smash que Zverev não conseguiu devolver para diminuir a vantagem adversária para 5/4. Não sentindo a pressão, Zverev sacou muito bem e, com a bola de Djokovic na rede, fechou o set em 6/4 e provocou o quinto set.

5º SET

A última parcial começou com o número 1 do mundo confirmando seu serviço. No game de saque de Zverev, o sérvio conseguiu se impor e construiu muito bem o ponto. Após longas trocas, aplicou um slice bem próximo à rede, abrindo espaço para executar o ponto em uma passada e quebrar o serviço. Com tranquilidade, anotou dois aces e colocou boa vantagem de 3/0 no set.

Abrindo 30-0, Zverev começou bem seu serviço. Contudo, viu Djokovic crescer. Em uma bola simples à rede, Zverev cometeu um erro não forçado. No ponto seguinte, mesma situação. O alemão tinha um smash para pontuar e se manter vivo no game, mas desperdiçou de forma bizarra. Se aproveitando do abalo psicológico do adversário, Djokovic, além de vencer o quarto game, confirmou seu serviço atropelando e abriu 5/0, encaminhando sua vaga para a final.

PUBLICIDADE

Zverev ensaiou uma reação. Venceu seu game de saque e chegou a ter dois breakpoints de vantagem no posterior. Djokovic se segurou, mas não saiu da situação adversa no game. Tentando ganhar sobrevida e buscando um milagre, Zverev equilibrou e vendeu caro o oitavo game. No entanto, o número 1 do mundo fez valer toda sua experiência e não deu chances para o azar. Em um erro de Zverev na rede, Djokovic fechou o set em 6/2 e o jogo em 3 sets a 2 para garantir sua vaga na final e ir em busca de tornar-se o maior recordista de títulos em Grand Slam.

 

LEIA TAMBÉM:

Leylah Fernandez x Emma Raducanu: final do US Open será confronto entre duas adolescentes

Zverev diz que medalha em Olimpíadas é ‘incomparável’ com outros títulos: “Jogamos por um país inteiro”

PUBLICIDADE

Naomi Osaka deixa futuro em aberto após eliminação no US Open

Novak Djokovic chega ao US Open em busca de marcas históricas

Galvão critica Neymar e faz comparação com Messi: “Apanha tanto quanto ele”

Casagrande critica Neymar: “Não é esse jogador que precisamos para a Copa”

PUBLICIDADE

Ex-repórter da Globo revela treta com Muricy: “Quase fui demitido”

Quem sai em alta da seleção brasileira após 3 rodadas das Eliminatórias?