Home Futebol Ex-Corinthians vai receber multa por sua imagem ter sido usada em álbum do clube

Ex-Corinthians vai receber multa por sua imagem ter sido usada em álbum do clube

Edição da peça foi lançada ainda em 2016 e celebra campeões

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Panini foi condenada a pagar uma multa ao jogador Otacílio Neto, ex-Corinthians, por ter usado uma imagem do atleta, que segue em atividade com a camisa do modesto Iguatu, do Ceará, em um álbum do Timão lançado em 2016. A 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a editora a pagar R$ 10 mil ao atleta.

PUBLICIDADE

O álbum “Campeão dos Campeões” foi lançado ainda em 2016, e Otacílio Neto diz que não autorizou o uso de sua imagem para a apresentação. O atleta foi campeão da Série B pelo Timão em 2008. Em sua defesa, a Panini disse que o álbum se trata de um conteúdo informativo, por isso precisava de imagem de jogadores que passaram pelo clube paulista. Além dos R$ 10 mil, o TJ-SP ainda condenou a editora a arcar com um valor por danos materiais.

O desembargador Márcio Boscaro alegou inviolabilidade da imagem do ex-jogador do Corinthians. “Em acréscimo, enuncie-se que os artigos 87 e 87-A da Lei 9.615/98 (notoriamente conhecida como Lei Pelé) asseguram a proteção ao nome e ao apelido desportivo do atleta profissional. É certo ser permitido o uso comercial, autorizada a cessão ou exploração do direito ao uso dessa imagem, mediante formalização de contrato de natureza civil.”

PUBLICIDADE

Leia também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saída? Diretor do São Paulo dá declaração importante sobre Daniel Alves

Mercado da bola nacional: 15 contratações que ninguém imaginava

Léo Baptistão, Dudu, Willian, Calleri e mais: Os reforços dos quatro grandes paulistas na janela de transferências

Brasileirão: Diego Costa, Willian e mais; veja 12 nomes que vieram da Europa para jogar o torneio

PUBLICIDADE