Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Flamengo e Atlético-MG na final da Libertadores? As duas equipes são favoritas nos jogos de volta das semis

Galo e Fla contam com as maiores probabilidades de avançarem nas semifinais do torneio continental

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Pedro Vilela/Getty Images

Desde que Flamengo e Atlético-MG avançaram às semifinais da Copa Libertadores 2021, um confronto entre os dois na final passou a habitar as imaginações dos torcedores dos dois times e até de outros fanáticos pelo futebol brasileiro.

Pois bem, segundo o site “Chance de Gol”, esse duelo entre Galo e Fla pelo torneio continental pode ser mais real do que se imagina. Nos números, ambas as equipes são as que reúnem mais chances de passar pelas semis e, por consequência, se enfrentar na final única, no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai.

De acordo com o site, Flamengo e Atlético-MG têm, respectivamente, 95,3% e 54,3% de avançarem à final da Libertadores. Sobram, assim, 4% de chances para o Barcelona de Guayaquil e 45,7% para o Palmeiras, seus respectivos rivais, vencerem o confronto.

Além de mais forte que seu adversário, o Fla alcança os números muito pela vantagem conquistada na partida de ida, que venceu por 2 a 0 no Maracanã e pode se encontrar num cenário (marcando ao menos um gol) em que avance mesmo perdendo por dois gols de diferença no Equador.

O Galo, por sua vez, tem uma ligeira vantagem estatística em alcançar a final do torneio continental pelo atual momento, em que lidera o Brasileirão de forma isolada, com oito pontos de vantagem sobre o próprio Palmeiras.

Para além dos confrontos nas semis, o site “Chance de Gol” projeta até as possibilidades da final. O Flamengo lidera as chances de levar o título da Libertadores, com 46%, seguido pelo Atlético-MG, 29,1% e pelo Palmeiras, com 23,6%. O Barcelona leva números mínimos, com 1,2%.

Flamengo e Atlético-MG na final da Libertadores: como funcionam os cálculos?

Há mais de uma década calculando as probabilidades do futebol brasileiro, o site “Chance de Gol” tem um método relativamente simples para chegar aos seus números. Basicamente, ele leva em consideração os resultados recentes (nos últimos 12 meses) das equipes que irão se enfrentar para formar um “ranking” dos clubes.

Esse processo rende “notas” aos times e, consideradas as diversas variáveis possíveis para um jogo de futebol, tira-se a probabilidade para cada resultado, entre vitória de um, vitória de outro e empate. Um t

Você pode conferir mais detalhes sobre o método aqui.

LEIA TAMBÉM

Flamengo aparece com três jogadores entre os artilheiros da temporada na Série A; veja a lista

Palmeiras ou Atlético-MG? Róger Guedes revela torcida na Libertadores: “Tenho amigos lá”

Sem desfalques, Palmeiras terá força máxima contra o Atlético-MG

Hulk x Gabigol: qual o melhor atacante de 2021 até aqui? Confira os números24

FIFA 22: 15 jovens com potencial para evoluir no Modo Carreira

Flamengo aparece com três jogadores entre os artilheiros da temporada

Treta Neymar x Mbappé, novo goleiro no Flamengo, jogador preso por embriaguez e mais: as notícias do futebol hoje (27)

Jornalista elege gigante da Série A com mais chances de ser rebaixado