Home DESTAQUE Hulk x Gabigol: qual o melhor atacante de 2021 até aqui? Confira os números

Hulk x Gabigol: qual o melhor atacante de 2021 até aqui? Confira os números

Atleticano e flamenguista têm brilhado na temporada do futebol brasileiro; compare seus desempenhos

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Você já parou para pensar como Hulk e Gabigol têm trajetórias no futebol que são tão diferentes que são “espelhadas”? O atacante do Atlético-MG, por exemplo, surgiu sem nenhuma badalação, passou praticamente toda a carreira no futebol internacional e mal atuou no Brasil.

PUBLICIDADE

O centroavante do Flamengo, por sua vez, já foi apresentado como um “sucessor” de Neymar no Santos, mas, ao invés de dar um passo como seu colega santista, acabou construindo e consolidando seu nome dentro do país. E, quem sabe, pode fazer de seu próximo ato como jogador uma segunda tentativa na Europa.

O que une, por outro lado, o atleticano e o flamenguista, é o enorme desempenho que ambos têm apresentado na temporada de 2021, despontando como os melhores atacantes do futebol brasileiro — além de jogar pelos dois times que são a ‘sensação’ do ano.

PUBLICIDADE

Flamengo e Atlético-MG, afinal, estão ambos nas semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, além de serem o vice-líder (virtual) e o líder do Brasileirão. Hulk e Gabigol, claro, estão envolvidos nas artilharias dos três campeonatos.

O flamenguista é o maior goleador da Libertadores, com 10 gols, com o atleticano na sua cola, com 7; no Campeonato, o atacante do Galo é o vice-artilheiro, com 8 gols, assim como na Copa, com 4; o centroavante do Fla também está na cola em ambos, com 6 e 2 gols, respectivamente.

Não é surpresa, portanto, que Hulk e Gabigol liderem uma impactante estatística do futebol brasileiro em 2021: o maior número de participações em gols. O camisa 9 rubro-negro está na ponta, com 33 (27 gols, 6 assistências), enquanto o camisa 7 alvinegro vem logo atrás, com 32 (21 gols, 11 assistências).

No entanto, assim como as três competições que os dois craques disputam precisam ter um campeão, nós, os torcedores, fanáticos e demais palpiteiros, precisamos eleger um melhor. Por isso, reunimos alguns números, para além dos já citados acima, para dimensionar o desempenho de cada um. A decisão fica na sua mão.

PUBLICIDADE

Hulk, um ‘garçom’ decisivo, e Gabigol, um matador ‘libertador’

Para poder comparar Hulk e Gabigol, assim como qualquer outros dois jogadores, é preciso primeiro entender que jogam não só em times diferentes como de maneiras diferentes. Há até uma certa semelhança no posicionamento, com ambos buscando a região entre a intermediária ofensiva e área adversária, pela direita. Mas funções bastante diferentes, como os próprios números mostram.

O atleticano está mais para um “garçom decisivo”, enquanto o flamenguista está mais para um “matador libertador”. Explicamos. No Galo, Hulk atua praticamente como um falso nove, ou um ponta de lança de fato quando Diego Costa está junto no poderio ofensivo.

Com habilidade para reter a bola, força para carregá-la por longas distâncias e um chute absolutamente potente para ser uma ameaça de qualquer pedaço do campo de ataque, o camisa 7 sai mais da área para receber nas costas dos volantes e partir em direção ao gol, causando estragos com dribles, chutes e, especialmente, assistências.

Em 47 jogos pelo Atlético, Hulk distribuiu nada menos que 11 assistências, além de ter, no Brasileirão, uma média de 2,3 dribles certos por jogo, e 1,3 passes-chave (que leva à uma finalização ou assistência) por partida. As estatísticas, por exemplo, são mais próximos aos de Gustavo Scarpa (1,2 e 2,7) e Arrascaeta (3,6 e 2,6) do que de Gabigol (1,1 e 0,6).

PUBLICIDADE

Além de “garçom”, o camisa 7 atleticano tem sido bastante decisivo na temporada, pelo menos na comparação com o 9 flamenguista. São 10 gols que abriram o placar ou garantiram a vitória em 2021, contra 7 de seu par “carioca”. Um garçom decisivo, portanto.

Já Gabigol, que apesar do nome é conhecido por ter muito recurso na hora de driblar, criar e assistir, tem sido um verdadeiro matador neste ano. Sua média de gols, por exemplo, beira 1 gol por jogo (0,9), e o de participações diretas é maior do que um por partida (1,1).

Mas não é apenas na comparação entre partidas que o goleador rubro-negro mostra sua “frieza” na frente do gol. Dentro das partidas, o camisa 9 tem um aproveitamento de finalizações na casa dos 25%, no Brasileirão, e de 29%, na Libertadores. Os números são bastante superiores ao de Hulk, que tem 12% e 21%, respectivamente.

No torneio continental, aliás, o atacante do Flamengo tem arrebentado — um matador “libertador”. Além de artilheiro, com 10 gols, é o vice-líder em assistências, com 4 passes para gol. Em 11 partidas, portanto, Gabigol tem 14 participações diretas em gol, contra 10 de Hulk, que também tem 11 jogos.

PUBLICIDADE

Na competição, o atleticano só supera o flamenguista, veja só, nos passes, com 6 grandes chances criadas, contra 5 daquele que pode ser seu adversário na final. Ainda assim, o atacante rubro-negro leva a melhor na média de passes-chave, com 1,7, contra 1,4 (números do SofaScore)

Conclusão

A conclusão, como dá para notar não é nada conclusiva. Tanto Hulk como Gabigol têm despontado como grandes destaques da temporada, mas cada um à sua maneira. O veredito de quem é o melhor, assim, talvez só seja decidido em dezembro, com uma contagem de títulos, que podem ser muitos.

Números de Hulk e Gabigol em 2021

Hulk

  • Jogos: 47
  • Gols: 21
  • Gols decisivos*: 10
  • Assistências: 11
  • Chutes por jogo (certos)**: 3,4
  • Aproveitamento de finalizações**: 12%
  • Passes-chave por jogo**: 1,3
  • Dribles por jogo**: 2,3

Gabigol

  • Jogos: 30
  • Gols: 27
  • Gols decisivos*: 7
  • Assistências: 6
  • Chutes por jogo (certos)**: 3,4
  • Aproveitamento de finalizações**: 25%
  • Passes-chave por jogo**: 1,1
  • Dribles por jogo**: 0,6

*Gols que abriram o placar ou garantiram a vitória – dados do Trasnfermarkt
**Números somente pelo Brasileirão – dados do WhoScored

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Gabigol “convida” Neymar para o Flamengo e o craque do PSG responde

Atlético-MG: para “evitar polêmica”, Hulk explica irritação após substituição contra o Palmeiras pela Libertadores

Flamengo ganha ‘reforço’ para a semifinal da Copa do Brasil

PUBLICIDADE

Lesão de Diego Costa no Atlético-MG repercute na Espanha: ‘Não levanta a cabeça’

Daniel Alves no Fluminense, Drogba no Corinthians, Anelka, Balotelli, volta de Ronaldinho e mais: as contratações que ficaram no “quase”

Daniel Alves toma decisão após ser descartado por gigantes da Série A

32 jogadores famosos que estão na Série B e você não sabia

PUBLICIDADE

Tite pede amistoso com seleção da Europa para presidente da CBF: ‘Pode armar contra qualquer uma’