Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Leylah Fernandez x Emma Raducanu: final do US Open será confronto entre duas adolescentes

Fernandez e Raducanu conseguem feitos históricos ao chegarem na final do US Open

Thais May Carvalho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Fotos: Seth Wenig/AP e TPN/Getty Images

Na noite de quinta para sexta-feira (10), Leylah Fernandez, de 19 anos, e Emma Raducanu, de 18, conseguiram feito histórico ao carimbarem seus lugares na final feminina do US Open, que acontecerá neste sábado (11), às 17:00 no horário de Brasília.

Na primeira semifinal disputada na quadra Arthur Ashe, Leylah Fernandez precisou de três sets para superar Aryna Sabalenka. Ela começou perdendo por 4 games a 1, mas conseguiu a vitória no tie break por 7 a 3 e levou o primeiro set. O segundo set continuou bem disputado, mas foi para a bielorrussa pelo placar de 6-4. No set decisivo, a jovem canadense venceu com a mesma parcial (6-4), e assim desbancou a cabeça de chave número 2 do torneio.

A segunda semifinal da noite foi mais tranquila para Emma Raducanu. A britânica venceu facilmente o primeiro set contra Maria Sakkari pelo placar de 6-1. A atual número 17 do mundo melhorou no segundo set, mas não conseguiu emplacar seu jogo e cometeu muitos erros. Com isso, Raducanu fez 6-4 e fechou a partida em uma hora e quinze minutos.

Com uma compostura dentro da quadra de dar inveja a muitos veteranos, Leylah Fernandez e Emma Raducanu protagonizarão uma final inédita em muitos aspectos.

Essa será a primeira vez na história dos Grand Slams que um(a) cabeça de chave não chega na final. Atualmente, Fernandez ocupa a 73ª posição do ranking da WTA, enquanto Raducanu é a número 150. Com isso, independentemente de quem vença, a campeã será a terceira mulher não ranqueada a ganhar o US Open.

Além disso, a última vez que duas tenistas adolescentes chegaram a uma decisão de Grand Slam havia sido em 1999, quando Serena Williams derrotou Martina Hingis no próprio US Open.

Participando de seu segundo Grand Slam da carreira, Emma Raducanu é a primeira tenista na história da Era Aberta, tanto no lado feminino como no masculino, a sair do torneio qualificatório e chegar a uma final de Major. E essa trajetória foi impressionante. Ela não perdeu nenhum set o campeonato inteiro e passou por adversárias de peso, como Belinda Bencic e a própria Sakkari.

Do outro lado, Leylah Fernandez precisou vencer quatro jogadoras que estão no top 20 do ranking. Além de Sabalenka, ela bateu nada menos do que Naomi Osaka, Angelique Kerber e Elina Svitolina. Com o feito, Fernandez se tornou a segunda adolescente canadense a chegar na final do US Open nos últimos três anos – em 2019, Bianca Andreescu venceu o torneio aos 19 anos.

Leia Mais

Novak Djokovic pode fazer história no US Open conquistando os 4 Grand Slams do ano

Naomi Osaka deixa futuro incerto após derrota no US Open