Home Futebol Invenção? Palmeiras tem bons números com ‘esquema de Abel’ na Libertadores

Invenção? Palmeiras tem bons números com ‘esquema de Abel’ na Libertadores

Verdão jogou com uma formação com três zagueiros, além de dois laterais, na defesa contra o Galo na Libertadores

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Na classificação do Palmeiras à final da Copa Libertadores 2021, conquistada sobre o Atlético-MG, um dos nomes mais falados foi, naturalmente, do técnico Abel Ferreira. Além das reações ao apito final e das fortes entrevistas pré e pós-jogo, o treinador do Verdão teve um papel importante pela montagem da equipe e da estratégia para o confronto, que terminou em 1 a 1.

PUBLICIDADE

Nesse aspecto, um dos “feitos” do português foi retornar ao esquema com três zagueiros que, apesar de ter sido “abandonado” e até criticado, tem bons números na temporada alviverde, especialmente na competição continental. Tanto que ajudou o clube a alcançar sua segunda final consecutiva.

O Verdão disputou 13 partidas com a formação. Nelas, venceu 10, empatou 3 e perdeu outras 3. Na Liberta, o tiem de Abel passou a maior parte dos jogos com esse desenho. Foram 7 jogos, com cinco vitórias, uma derrota  e um empate. Um aproveitamento de 76%.

PUBLICIDADE

Na última terça (28), no Mineirão, o Palmeiras buscou sua vaga na decisão da Libertadores 2021 atuando com Luan, Gómez e Renan na linha defensiva. Os três terminaram com 5 desarmes e 5 duelos ganhos entre eles, e foram essenciais para segurar o ímpeto ofensivo do Galo de Hulk, Nacho, Vargas e cia.

Vale lembrar que, no levantamento abaixo, foi considerado o esquema com três zagueiros aquele em que esse trio de defesa atua de fato em sua posição, não improvisado na lateral, como aconteceu em em diversos jogos deste ano, inclusive o anterior à semifinal, na derrota para o Corinthians.

O Palmeiras com o sistema de 3 zagueiros na Libertadores 2021

  • 3 x 2 Univesitario-PER (fase de grupos)
  • 5 x 0 Independiente Del Valle-EQU (fase de grupos)
  • 2 x 1 Defensa y Justicia-ARG (fase de grupos)
  • 1 x 0 Independiente Del Valle-EQU (fase de grupos)
  • 3 x 4 Defensa y Justicia-ARG (fase de grupos)
  • 6 x 0 Universitario-PER (fase de grupos)
  • 1 x 1 Atlético-MG (semifinal/volta)

LEIA TAMBÉM

Neto exalta jogador do Palmeiras contra o Atlético-MG: ‘Melhor em campo’

Chorando, Dudu comemora classificação do Palmeiras na Libertadores: “É um sonho”

PUBLICIDADE

Libertadores: Felipe Melo manda recado após grande atuação em Atlético-MG x Palmeiras; assista29

Deyverson sai da reserva e invade campo no momento do gol do Palmeiras; assista

Brasileirão: Qual time tem mais “europeus” no elenco?

Record pode dar “chapéu” e exibir outra grande competição

PUBLICIDADE

Brasileirão: Flamengo tem o ataque mais eficiente da competição, enquanto Atlético-MG se destaca pela defesa; confira números de todos os times

Gigantes na Série B? Neto crava 3 times que já caíram no Brasileirão