Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Brasileirão: Flamengo tem o ataque mais eficiente da competição, enquanto Atlético-MG se destaca pela defesa; confira números de todos os times

Flamengo marca quase dois gols por partida, enquanto Atlético-MG leva somente um gol a cada dois jogos

Flavio Souza
Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral e participo do site Torcedores.com desde dezembro de 2018, onde exerço função de Colaborador Sênior.Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo.Procuro trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Crédito: Reprodução / Atlético-MG / Juan Mabromata / Getty Images

Com 22 rodadas disputadas do Brasileirão, temos o Atlético-MG liderando com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, briga intensa pela Libertadores e diversos clubes lutando contra o rebaixamento. Alguns números ajudam a entender o desempenho dos clubes no campeonato.

O Flamengo, que ocupa a 3ª colocação (mas com três jogos a menos) é quem tem o melhor ataque, tanto em números absolutos como na média. Isso porque a equipe carioca marcou 36 vezes, média de 1.9 / jogo. Em seguida, considerando apenas as médias, aparecem Palmeiras e Atlético-MG, fechando o Top-3.

Inclusive, os bons números do Galo ajudam a entender a liderança do clube. Além de ter um dos melhores ataques, a equipe mineira conta com uma defesa que foi vazada em apenas 13 oportunidades. Em seguida, aparecem Corinthians e Sport entre as melhores defesas da competição.

Média de gols marcados – Brasileirão

Média de gols sofridos – Brasileirão

Mais informações do Brasileirão

Conforme é possível verificar nos números acima, é fácil entender por que o Atlético-MG lidera a competição. Outro ponto interessante é ver que no Brasileirão um bom ataque é mais eficiente do que uma boa defesa. Os exemplos claros são Flamengo, Palmeiras e Red Bull Bragantino.

Por outro lado, a falta de qualidade ofensiva influencia diretamente na luta do rebaixamento. Sport (mesmo com uma das melhores defesas), Chapecoense e Grêmio são exemplos disso.

LEIA TAMBÉM:

Time da Série A pode perder pontos no Brasileirão por suposta escalação irregular
Brasileirão: Qual time tem mais “europeus” no elenco?
Surpresa no Palmeiras, Flamengo contrata goleiro, jogador registra B.O e punição no Brasileirão: notícias do futebol nesta manhã (28)
Benja surpreende e aponta melhor adversário para o Flamengo na final da Libertadores
Sem Santos e Grêmio, comentarista diz quem deve ser rebaixado na Série A
No comando do Corinthians, Sylvinho ainda não perdeu nenhum clássico
Gigantes na Série B? Neto crava três times que já estão rebaixados no Brasileirão
Jejum de gols: Atacantes do Santos chegam ao 14º jogo sem marcar